Justiça do Trabalho baiana começa a operar com Balcão Virtual

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Foto: TRT5
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O Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5), com jurisdição na Bahia, lança nesta segunda-feira (22/3) o Balcão Virtual, que funcionará de segunda a sexta, das 9h30 às 15h30, com sete salas virtuais abertas para atendimento ao público por videoconferência. Em cada sala, haverá um servidor ou servidora que prestará um primeiro atendimento e, se for necessário, acionará outra unidade judiciária por meio de ferramenta eletrônica on-line.

O acesso ao Balcão Virtual se dá pelos links “Portal do Advogado” e “Contato” na página do TRT5 (www.trt5.jus.br), que também exibe outras formas de atendimento oferecidas pelo TRT5 para questões processuais, suporte técnico e demais áreas de competência do Tribunal. Cada videoconferência será gravada.

Para reforçar a eficiência, o Tribunal ofereceu cinco novos cursos que abordaram especialmente o atendimento virtual. Participaram as equipes que estão encarregadas do serviço. “O Tribunal tem garantido uma excelente produtividade na área jurídica, já alcançando, até o último dia 14, a realização de 9.866.036 atos processuais no período da pandemia. Com o reforço no atendimento via Balcão Virtual, pretendemos entregar um serviço ainda melhor à sociedade”, destaca a presidente do TRT5, desembargadora Dalila Andrade.

O acervo de processos do TRT5 é 99% eletrônico, portanto acessível de qualquer lugar, o que oferece comodidade para acesso, consulta e participação de advogados, partes, servidores e magistrados. Para facilitar ainda mais, o Tribunal lançou em 2016 o aplicativo Justiça do Trabalho Eletrônica (JTe), que amplia a autonomia do usuário, permitindo que ele próprio busque as suas informações. Esse app já é usado nacionalmente por todos os órgãos da Justiça do Trabalho.

O Balcão Virtual não substitui o sistema de peticionamento utilizado no PJe e não poder ser utilizado para protocolo de petições. Outros meios de contato com o TRT5 continuam válidos.

Fonte: TRT5