Justiça do Tocantins promove Semana da Acessibilidade com capacitações e feira

Você está visualizando atualmente Justiça do Tocantins promove Semana da Acessibilidade com capacitações e feira
Compartilhe

O Tribunal de Justiça do Tocantins, por meio da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Poder Judiciário do Tocantins (CPAI) e da Coordenadoria de Gestão e Responsabilidade Social (Cogersa), em parceria com a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), realiza entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, a Semana da Acessibilidade e Inclusão do PJTO.

O objetivo é celebrar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, comemorado no dia 3 de dezembro. “A Semana de Acessibilidade e Inclusão do Poder Judiciário do Tocantins é fruto de um projeto que visa promover informação e sensibilização sobre os direitos das pessoas com deficiência. O mundo pós-pandemia mudou”, lembrou o presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI), desembargador Pedro Nelson de Miranda Coutinho, ressaltando ainda que “a acessibilidade tornou-se ainda mais urgente”. Para o magistrado, é preciso “conhecer mais sobre todas as diversidades para melhorar a entrega da prestação jurisdicional, o acesso à Justiça e tornar os ambientes mais inclusivos”.

O evento também tem objetivo de executar as diretrizes de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência nos órgãos do Poder Judiciário, disciplinadas pela Resolução n. 401/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), além do Plano de Logística Sustentável do Poder Judiciário do Tocantins e de seu Planejamento Estratégico.

Programação

A programação do evento conta com simpósio, workshop e seminário, além da realização de uma feira e uma exposição. “Durante a Semana de Acessibilidade e Inclusão, receberemos eminentes palestrantes e facilitadores que abordarão as deficiências de uma forma leve e promoverão o debate sobre a nossa capacidade de gerar inclusão, enquanto instituição e enquanto seres humanos. Também haverá uma feira de brinquedos inclusivos e uma exposição de artes de jovens típicos e atípicos, que nos proporcionará experiência cultural e lúdica”, destacou o presidente da CPAI.

Fonte: TJTO