Justiça do RS realizará curso de capacitação de magistrados

Compartilhe

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul promoverá dois cursos dirigidos a Juízes Diretores de Foros. Tratam-se dos cursos de Gestão Financeiro-Orçamentária e de Planejamento Estratégico e Gestão de Projetos, ambos na modalidade de ensino a distância, com o acréscimo de um encontro final presencial.

 

A iniciativa será desenvolvida em parceria com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM), que funciona junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), e é responsável por regulamentar, autorizar e fiscalizar os cursos oficiais para ingresso, vitaliciamento e promoção na carreira da magistratura.

O primeiro curso a ser ministrado será o de Gestão Financeiro-Orçamentária, que terá duração de quatro semanas, no período de 27/8 a 21/9. O curso está focado na compreensão dos fundamentos do direito financeiro e orçamentário público, elaboração e aprovação das leis orçamentárias, e da execução, controle e avaliação do orçamento público. Embora o treinamento seja na modalidade a distância, foi agregado um encontro presencial, marcado para o dia 19/10. Ainda há vagas para este curso, com possibilidade de inscrição até 13/8.

Já o curso de Planejamento Estratégico e Gestão de Projetos terá duração de sete semanas, no período de 3/9 a 19/10. Sua finalidade é capacitar os participantes a identificar, iniciar e gerenciar todas as etapas do processo de Planejamento Estratégico, tornando-os aptos, ao final, a criar uma versão do Planejamento Estratégico na sua unidade de trabalho, bem como habilitar ao acompanhamento de projetos. O encontro presencial desse curso está previsto para o dia 9/11. As vagas encontram-se esgotadas.
   
Os cursos são no formato de ensino a distância, mas decidimos permear o EAD com um encontro presencial, ao final, para melhor explorar e desenvolver as peculiaridades do Rio Grande do Sul, explica o Presidente do CONAD, Desembargador Aymoré Roque Pottes de Mello, articulador da parceria que tornou viável a realização dos treinamentos.

Do TJRS