Justiça do Rio de Janeiro cria comitê de promoção da igualdade de gênero

Você está visualizando atualmente Justiça do Rio de Janeiro cria comitê de promoção da igualdade de gênero
Arte: TJRJ
Compartilhe

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) instituiu, no dia 14 de janeiro, o Comitê de Promoção da Igualdade de Gênero e de Apoio às Magistradas e Servidoras. O comitê nasce 21 dias após o trágico assassinato da juíza Viviane Vieira do Amaral, em 24 de dezembro, e atende proposta apresentada ao presidente por um grupo de juízas e subscrita por mais de 150 magistradas do Judiciário fluminense.

O Comitê está regulamentado pelo no Ato Normativo nº 2/2021 e suas deliberações serão colegiadas e decididas pelo voto da maioria de seus membros. Como se trata de órgão opinativo, as deliberações estão sujeitas à Presidência do TJRJ.

Entre os objetivos do colegiado, estão promover a valorização da equidade de gênero, incentivar a sensibilização dos integrantes do Judiciário fluminense quanto à importância da erradicação da discriminação e da violência contra a mulher, criar medidas para oferecer maior proteção, acolhimento e acompanhamento de magistradas e servidoras, entre outras.

O Comitê será composto por uma desembargadora, indicada pelo presidente do TJRJ; uma juíza indicada pelo presidente do TJRJ; uma juíza indicada pela Corregedoria Geral de Justiça; uma juíza indicada pela Amaerj; e oito juízas indicadas pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (COEM).

Fonte: TJRJ