Justiça do DF registra 740 mil atos judiciais nos primeiros quatro meses do ano

Você está visualizando atualmente Justiça do DF registra 740 mil atos judiciais nos primeiros quatro meses do ano
Arte: TJDFT
Compartilhe

De 28 de dezembro a 2 de maio passado, os magistrados e magistradas do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) proferiram 739.309 atos judiciais, entre sentenças, acórdãos, decisões e despachos. Os servidores e servidoras, por sua vez, praticaram 8.062.631 atos de forma a dar andamento aos processos. Só nesse período, o TJDFT destinou R$ 1.097.931,23 para combate à pandemia do novo coronavírus, decorrentes de penas ou medidas alternativas de prestação pecuniária.

O Tribunal tem aperfeiçoado constantemente seus serviços de forma a garantir a prestação jurisdicional. Entre os destaques recentes, está o lançamento do Juízo 100% Digital, implantado por meio da Portaria Conjunta 29/2021. Nessa modalidade, disponível nas unidades de 1º Grau, com exceção dos Tribunais do Júri, todos os atos processuais são praticados exclusivamente por meio eletrônico, incluindo as audiências.

Outra inovação implementada pelo órgão é a geração de um link, de forma automática, com QR Code para a realização da audiência virtual de conciliação ou mediação, sempre que um processo é distribuído aos juizados especiais cíveis do DF. Com a novidade, na hora em que ajuiza uma ação, a parte já recebe o comprovante de protocolo com data e hora da audiência on-line, link e QR Code para acessá-la, e fica intimada a comparecer ao ato.

Em abril, o Pleno do TJDFT também aprovou, por unanimidade, o Plano Estratégico 2021-2026 da instituição. Alinhado ao modelo de trabalho pós-pandemia e à nova estratégia nacional do Poder Judiciário, o documento, elaborado por meio de um amplo processo participativo, norteará as ações do Judiciário do DF pelos próximos seis anos.

No último mês, foram retomados os procedimentos para aceite e pagamento do quarto acordo direto de precatórios e, no início de maio, restabelecido o acesso aos processos arquivados. As atividades estavam suspensas em virtude do agravamento da pandemia.

Fonte: TJDFT