Neste domingo, 18 de maio, o calendário marca a passagem do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), por meio da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (Ceij), está engajado na programação do Maio Laranja: mês de enfrentamento e prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Dentro da mobilização, comarcas de todo o estado promovem a entrega de materiais informativos para ampliar a conscientização sobre o tema. A Ceij, por sinal, reeditou e redesenhou a cartilha Super Adultos de Confiança, com uma tiragem de 30 mil exemplares para ampla distribuição em todo o estado.
Na comarca de Ascurra, no Vale do Itajaí, a entrega dos materiais foi realizada na última terça-feira, 13 de maio. O juiz Rodrigo Dumans França, titular da Vara Única da comarca, entregou os kits — compostos de cartazes e exemplares daquela cartilha — a representantes das secretarias municipais de educação de Ascurra, Apiúna e Rodeio. Com linguagem acessível e ilustrações voltadas ao público infantojuvenil, o material tem como objetivo orientar crianças e adolescentes sobre situações de risco, além de estimular a busca por apoio junto a adultos de confiança. A iniciativa reforça o compromisso do Judiciário catarinense com a promoção de uma cultura de prevenção à violência e à exploração sexual infantojuvenil.
Sobre o Maio Laranja
O mês de maio é nacionalmente conhecido como Maio Laranja, mês de enfrentamento e prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. O dia 18 foi instituído pela Lei Federal n. 9970/2000 como o Dia Nacional de Combate a essa grave violação de direitos, data alusiva à morte da menina Araceli, violentada e assassinada aos oito anos de idade.