Justiça de Roraima encerra primeiro ciclo do programa “Sujeito Homem”

Você está visualizando atualmente Justiça de Roraima encerra primeiro ciclo do programa “Sujeito Homem”
Foto: Ascom TJRR
Compartilhe
O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) concluiu o primeiro ciclo de diálogos restaurativos para autores de violência doméstica. O objetivo é prevenir a reincidência da violência de gênero, e estimular a mudança do comportamento violento dos autores de violência contra a mulher. A ação é realizada pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar.
O projeto teve seu primeiro ciclo encerrado em outubro e acolheu oito participantes, em oito encontros presenciais. Durante esses momentos, foram debatidos temas como mitos e crenças sobre masculinidades, gênero e violência contra mulher, habilidades relacionais, Lei Maria da Penha e outros temas ligados à violência doméstica.
“O grupo acontece em um formato de diálogos, regido por diretrizes como a confidencialidade e o diálogo respeitoso. A proposta é trazer à tona temas relacionados à situação de violência doméstica, buscando uma maior reflexão sobre o comportamento dos participantes e quem sabe, talvez, até uma mudança. É um momento em que eles têm a oportunidade de falar e nós, como representantes do Poder Judiciário, de ouvir e explicar certos comportamentos, atitudes tomadas por eles”, destacou um dos facilitadores do grupo, Daison Cândido.
Após cumprir esses oito encontros, participar do grupo deixa de ser obrigatório e passa a ser voluntário. O projeto busca conscientizar e evitar a reincidência nessas situações de violência doméstica.
O grupo reflexivo Sujeito Homem foi criado com base na Recomendação n. 124 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que recomenda a todos os Tribunais de Justiça do país a instituição e manutenção de programas voltados à reflexão e sensibilização de autores de violência doméstica e familiar.
Fonte: TJRR
Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais