Juizados Especiais do TJMS são modelo para todo o Brasil

Você está visualizando atualmente Juizados Especiais do TJMS são modelo para todo o Brasil
Compartilhe

Em viagem à cidade de Campo Grande no início do mês, tive a oportunidade de visitar os Juizados Especiais do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (MS). Confesso que fiquei impressionada com qualidade do trabalho e da estrutura moderna que encontrei. É, sem dúvida, o Juizado mais desenvolvido que já conheci.

O que vi em Campo Grande é notável: uma equipe funcionários exemplares e de juízes vocacionados, atenciosos com as pessoas, que se emocionam ao falar de sua jurisdição e que vibram por atender ao ideal de se oferecer uma Justiça humanizada aos cidadãos.

files/conteudo/imagem/2016/03/50c45895bee8a532761982498af81983.JPG
Corregedora Nancy Andrighi elogia o excelente trabalho dos servidores e magistrados.

O espaço físico também é muito acolhedor e confortável para os jurisdicionados. Tudo foi pensado com cuidado: a escolha do local de fácil acesso por meio de transporte público, ampla acessibilidade para deficientes, instalação de televisores para quem espera o atendimento inicial e criação de ambiente calmo e silencioso nas salas de espera das audiências.

Ver todo esse aparato e a dedicação desses servidores e magistrados renovou meu sonho de uma Justiça célere, simplificada e eficaz para todos.

files/conteudo/imagem/2016/03/76fbc292b15e17c702d05b6aa82fc661.JPGConforto, atenção e agilidade são marcas do atendimento à população.

O excelente trabalho desenvolvido pelos Juizados de Mato Grosso do Sul serve de paradigma para todo Judiciário brasileiro: pelo tratamento dispensado ao cidadão desde o primeiro atendimento; pela realização das audiências e conclusão célere dos processos; e pelo uso intensivo da tecnologia. Aliás, em breve iniciarão julgamento virtual no âmbito das Turmas Recursais, eliminando deslocamentos de juízes e custos com viagens.

Celeridade e eficiência

Os resultados obtidos pelos Juizados Especiais de MS realmente impressionam. Em 2015, pelo terceiro ano consecutivo, foram ultrapassadas todas as metas de produtividade e celeridade no julgamento dos processos. Além disso, houve expressiva redução do acervo, graças ao aumento do número de sessões das Turmas Recursais e à realização de um mutirão. Em apenas uma semana, foram agendadas 3.257 audiências e celebrados 569 acordos.

Também em 2015, a Justiça Itinerante da Comarca de Campo Grande realizou 42.987 atendimentos, com mais de 11 mil ações interpostas e 10,6 mil acordos realizados. Houve ainda reforço no recrutamento e capacitação de juízes leigos e conciliadores para fomentar o método alternativo de solução de litígios.

Já em atendimento às metas da Corregedoria Nacional de Justiça para 2016, todo o acervo processual dos Juizados Especiais de MS tramita de forma eletrônica e o julgamento virtual será a próxima realidade nas Turmas Recursais. A Central de Processamento Eletrônico movimenta hoje os processos de 32 Comarcas.

Pelo trabalho vigoroso, dedicado, idealista e altamente eficiente, os servidores e magistrados que atuam nos Juizados Especiais de MS, representados pela figura de seu coordenador regional, desembargador Marco André Nogueira Hanson, merecem um caloroso Nosso Aplauso!