Com foco em uma sociedade cada vez mais sustentável, o Poder Judiciário de Mato Grosso arrecadou quase nove toneladas de materiais recicláveis na 1.ª edição do ReciclaJud, competição de coleta seletiva entre os Juizados Especiais de Cuiabá e Várzea Grande, o Núcleo de Justiça Digital (NDJE) e as Turmas Recursais. Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, nesta quinta-feira (5/6), foi realizada a entrega da premiação, no Complexo dos Juizados Especiais de Cuiabá Desembargador José Silvério Gomes.
O ReciclaJud é uma iniciativa da Corregedoria-Geral da Justiça, por meio do Departamento de Apoio aos Juizados Especiais (Daje), em parceria com o Núcleo de Sustentabilidade do TJMT. A ação integra a II Semana Nacional dos Juizados Especiais, realizada de 2 a 6 de junho, com o objetivo de estimular a responsabilidade ambiental e engajar as equipes no descarte correto de recicláveis.
As três primeiras unidades judiciárias com maior volume de resíduos por servidor (índice per capita) foram premiadas com troféus de Ouro, Prata e Bronze. Em primeiro lugar, ficou o 2.º Juizado Especial Cível de Várzea Grande, que levou o troféu Ouro ao arrecadar 189,244 quilos per capita (kg/pessoa). O Juizado Volante Ambiental de Cuiabá (Juvam) conquistou o segundo lugar, com 114,894 kg/pessoa, recebendo o troféu Prata. Em terceiro, o Juizado Especial Criminal e Fazendário de Várzea Grande arrecadou 105,392 kg/pessoa e foi premiado com o troféu Bronze.
“A competição foi um motivo a mais para a gente se engajar e conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar do meio ambiente. Um movimento das unidades judiciárias, que uniram esforços em prol de um meio ambiente mais limpo e de uma cultura institucional voltada à responsabilidade socioambiental”, afirmou a juíza do 2.º Juizado Especial Cível de Várzea Grande, Viviane Brito Rebello.
O juiz do Juizado Volante Ambiental de Cuiabá (Juvam), Antônio Horácio da Silva Neto, ganhador do troféu Prata, também destacou a iniciativa. “Uma competição sensacional, que estimulou nossa competitividade, integrou os servidores e fez com que o Poder Judiciário fosse efetivo na arrecadação de materiais recicláveis”, disse.
Para o juiz do Juizado Especial Criminal e Fazendário de Várzea Grande, Hugo José Freitas da Silva, Bronze na competição, a sustentabilidade precisa ser cada vez mais uma preocupação do Poder Judiciário. “A gente participou desta iniciativa para colaborar com a visão de preservação do meio ambiente e para que essa cultura de sustentabilidade esteja cada vez mais presente no nosso dia a dia”, pontuou.
A diretora do Daje, Shusiene Tassinari Machado, destacou que a competição, além de atender às diretrizes de sustentabilidade, trouxe um olhar social, já que o material arrecadado será destinado a uma associação que atende a 97 famílias.
“O ReciclaJud surgiu de algumas conversas com o Núcleo de Sustentabilidade, decorrentes das ações de carbono neutro e plantio de árvores em parceria com o Programa Verde Novo, com o intuito de envolver servidores e magistrados dos Juizados Especiais de Cuiabá e Várzea Grande. Mas, além disso, buscamos aproveitar essa oportunidade para ajudar o meio ambiente e as famílias da associação”, explicou a diretora.
Ela relembrou que, ao apresentar o projeto ao corregedor-geral da Justiça, desembargador José Luiz Leite Lindote, foi questionada sobre a efetividade da ação. “Eu, otimista, respondi: sim. Agora, com a competição finalizada e uma arrecadação expressiva, bem acima da nossa expectativa, posso dizer que com certeza foi. Obrigada a todos os envolvidos que fizeram dela um sucesso”, agradeceu.
Os 8.777 kg de resíduos recicláveis arrecadados durante o ReciclaJud foram destinados à Associação de Catadores de Material Reciclável e Reutilizável Mato Grosso Sustentável (Asmats). De acordo com a presidente da Asmats, Cidinha Nascimento, a iniciativa é de grande importância para as famílias atendidas.
“Primeiramente, quero agradecer aos Juizados Especiais por essa grande iniciativa de sustentabilidade, principalmente por ser realizada no Dia Mundial do Meio Ambiente. Ela fará uma grande diferença nas contas da nossa associação, que, desde o fechamento do lixão de Várzea Grande, precisa contar com parcerias para levar os materiais para reciclagem”, explicou.
Semana
A programação da II Semana Nacional dos Juizados Especiais segue até sexta-feira (6/6), quando será realizada a audiência pública “Juizados Especiais: 30 anos de acesso à Justiça cidadã”. A participação é gratuita e aberta ao público. Interessados devem se inscrever pelo link: https://eventos.tjmt.jus.br/Eventos/PaginaInscricaoEvento/277.
A II Semana Nacional dos Juizados Especiais é uma iniciativa alinhada ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o intuito de dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelos juizados em todo o país, além de promover o debate sobre a melhoria contínua dos serviços prestados à população. Em Mato Grosso, o evento é fruto da atuação conjunta da Presidência do Tribunal de Justiça, do Conselho de Supervisão, da Escola da Magistratura (Esmagis), da Escola dos Servidores, do Núcleo de Sustentabilidade e da Corregedoria-Geral da Justiça, por meio do Daje.