Juíza paulista preside Fórum Nacional de Juizados Especiais

Você está visualizando atualmente Juíza paulista preside Fórum Nacional de Juizados Especiais
Compartilhe

 A abertura da 42ª Edição do Fórum Nacional de Juizados Especiais (Fonaje) ocorreu na terça-feira(8/11), no Tribunal de Justiça do Paraná. Presidido pela juíza paulista Maria do Carmo Honório, da 1ª Vara do Juizado Especial Cível de Campinas, o evento se estenderá até está sexta-feira (10/11). A abertura contou com a palestra do desembargador Roberto Portugal Bacellar, com o tema “Os Juizados Especiais: uma ‘provenção’ para a Justiça Brasileira”.

 A magistrada destacou em seu discurso a importância do intercâmbio de informações e a participação de magistrados e servidores de 25 estados e do Distrito Federal, aproximadamente 500 pessoas. “Neste fórum, fazendo o intercâmbio de conhecimento e de esperança, podemos encontrar novas luzes em direção à Justiça que tanto cotejamos. Precisamos de um modelo de tutela jurisdicional adequado à nova realidade, um momento em que todos os recursos jurisdicionais e tecnológicos mudam de forma muito acelerada. Precisamos de um novo modelo e, para tanto, prestam-se os juizados especiais”.

 Também estavam presentes na abertura o presidente do TJPR, desembargador Renato Braga Bettega; a 2ª vice-presidente do TJPR e supervisora dos Juizados Especiais no Paraná, desembargadora Lidia Maejima; o vice-presidente da Associação dos Magistrados do Paraná, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura; e o diretor da Escola da Magistratura do Paraná,  desembargador José Laurindo de Souza Netto.

  Programação

 Na quinta-feira (9) palestraram o desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina Joel Dias Figueira Júnior; o magistrado do TJSP Ricardo Cunha Chimenti e a diretora do Procon do Paraná, Claudia Silvano. Na sexta-feira (10) os palestrantes são o médico psiquiatra Arthur Guerra de Andrade, a conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Maria Tereza Uille Gomes e o ministro do Supremo Tribunal Federal Edson Fachin.