Juiz do Tribunal de Justiça do Distrito Federal defende Justiça antirracista em artigo

Você está visualizando atualmente Juiz do Tribunal de Justiça do Distrito Federal defende Justiça antirracista em artigo
Foto: Arquivo
Compartilhe

Na sexta-feira (20/11), Dia da Consciência Negra, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) publicou o artigo “Por uma Justiça Antirracista”, de autoria do juiz Fabio Francisco Esteves. No texto, o magistrado, que é presidente da Associação dos Magistrados do Distrito Federal e Territórios (Amagis/DF) e vice-presidente de Direitos Humanos da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), fala sobre postura antirracista e sobre a necessidade do combate constante ao racismo estrutural e institucional.

De acordo com o Esteves, uma primeira atitude antirracista é ver, com empatia, o racismo estrutural e institucional, “para entender porque há lugares racialmente demarcados, sendo aqueles sem expressão de poder sempre dirigidos à população negra”. Para o magistrado, “as instituições do sistema de Justiça, inseridas nos espaços de poder, são um bom retrato para vermos o racismo”.

O magistrado ressalta, porém, que “ações afirmativas no âmbito do Poder Judiciário”  já são realidade, como a reserva de vagas para candidatos autodeclarados negros nos concursos para servidores e magistrados. Contudo, apesar de importante, a medida não pode ser a única, e “a justiça antirracista não se contenta apenas com ingresso de agentes negros e negras nos seus quadros, ela se reinventa enquanto instituição, para fazer das presenças negras o reconhecimento da diferença, de uma diferença viva, pulsante e acima de tudo pertencente”.

Esteves fala sobre práticas que devem ser desconstruídas para o enfrentamento das desigualdades raciais e propõe uma “mudança paradigmática no campo da formação jurídica, desde o ensino nas graduações até a instrução promovida pelas escolas oficiais, para servidores e magistrados”, lembrando que “modelo de justiça antirracista não é uma invenção destes dias recentes, está lá no art. 3º, da nossa Constituição cidadã, anunciadora das promessas de liberdade, justiça e solidariedade”.

O artigo “Por uma Justiça antirracista” foi produzido como parte das ações promovidas pelo Centro de Assistência Multidisciplinar do TJDFT, com o objetivo de fomentar a saúde das relações de trabalho e o respeito à diversidade dentro da instituição. A íntegra do texto está disponível no site do TJDFT,  no menu Artigos, onde são divulgados periodicamente temas relevantes para o debate jurídico e na sociedade, como um todo.

Confira outros artigos de magistrados e servidores do TJDFT

Fonte: TJDFT