Participantes do 2º curso de formação de conciliadores voluntários tiveram aula com a juíza Umbelina Lopes Pereira, do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), nesta terça-feira (27/10). A magistrada coordenada o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).
O curso é iniciativa do Cejusc Araguaína, em parceria com faculdade privada. A aula focou técnicas de conciliação e mediação. Foram abordadas a conciliação e mediação sob a ótica do novo Código de Processo Civil e a Lei 13.140, de 26 de junho de 2015, que dispõe sobre a mediação entre particulares como meio de solução de controvérsias e sobre a autocomposição de conflitos na administração pública.
A ação é desenvolvida conforme orientação da Política Judiciária Nacional de tratamento dos conflitos de interesse no Judiciário, que tem como um eixo a formação de terceiros facilitadores. Diretrizes da política foram fixadas pela Resolução 125/2015, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Fonte: TJTO