Judiciário paulista sedia debates sobre Justiça 4.0 e Plataforma Digital

Você está visualizando atualmente Judiciário paulista sedia debates sobre Justiça 4.0 e Plataforma Digital
Secretário-geral do CNJ, Valter Shuenquener participou de reunião sobre Justiça 4.0 no Tribunal do Juri do TJSP. Foto: Paulo Santana/TJSP
Compartilhe

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) sediou, na quinta-feira (30/6), encontro para discutir as ações do Programa Justiça 4.0, com destaque à integração dos sistemas processuais à Plataforma Digital do Poder Judiciário. Além de representantes do TJSP, o evento contou com a participação do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O secretário-geral do CNJ, juiz Valter Shuenquener, falou em “nova realidade tecnológica da Justiça brasileira”. “É uma aposta na importância da cooperação, da colaboração entre todos os tribunais para o desenvolvimento das ferramentas que serão utilizadas no futuro pelo Poder Judiciário brasileiro. Essa união de esforços com o TJSP é fundamental para o êxito das iniciativas em nível nacional.”

“Graças ao CNJ, temos conseguido superar muitos obstáculos e tenho certeza de que, em breve, com a integração, com esse conceito muito mais amplo e moderno, chegaremos a um ponto de excelência na Justiça do país”, afirmou o presidente da Comissão de Assuntos de Informática do TJSP, desembargador Rubens Rihl Pires Corrêa. O presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe, destacou o passado e o futuro presentes no mesmo evento. “Estamos numa sala histórica, num prédio tão tradicional, discutindo algo tão moderno, que é a informática, o processo eletrônico e tudo que se traduz em termos de facilidades da administração jurisdicional.”

O juiz auxiliar da Presidência do CNJ Fábio Porto ressaltou a “transformação da realidade” do Judiciário por meio da tecnologia. “Estamos construindo um futuro melhor para a nação. É indiscutível que o TJSP – com toda sua expertise, dimensão e capacidade de produção – tem muito a acrescentar a todo o Judiciário nacional a partir de experiências jurídicas e acadêmicas, mas também de gestão, tecnologia da informação e governança. É um marco, um feito histórico que estamos vivendo aqui hoje.”

Também juiz auxiliar da Presidência do CNJ, Anderson Paiva afirmou que “eventos como esse disseminam conhecimento e renovação e têm papel significativo, não só para delinear políticas públicas, mas também para compartilhar conhecimento, pensando no nosso destinatário final, que é o cidadão”.

Fonte: TJSP

Veja mais fotos no Flickr
(use as setas à esquerda e à direita para navegar e clique na foto para a acessar em alta resolução)
30.06.2022 - Programa Justiça 4.0

Macrodesafio - Fortalecimento da estratégia nacional de TIC e de proteção de dados