Judiciário gaúcho apoiará divulgação de cartilha sobre cobrança de dívida ativa municipal

Você está visualizando atualmente Judiciário gaúcho apoiará divulgação de cartilha sobre cobrança de dívida ativa municipal
Procurador Ângelo Borghetti, Prefeito Moisés, Procuradora Cristiane, Conselheiro Miola, Presidente Alberto e Procurador-Geral Saltz durante a assinatura do acordo - Foto: Eduardo Nichele/DICOM-TJRS
Compartilhe

O Judiciário gaúcho firmou, na última sexta-feira (22/11), Acordo de Cooperação com  o Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, e o município de Porto Alegre e o Ministério Público de Contas do Estado do Rio Grande do Sul  e FAMURS para a divulgação  da nova edição da Cartilha de Racionalização da Cobrança da Dívida Ativa Municipal. A iniciativa ocorreu durante o II Congresso Gaúcho de Cooperação Judiciário, encerrado no final da tarde no Palácio da Justiça.

O presidente do TJ, desembargador Alberto Delgado Neto, destacou que a medida é muito importante para incentivar a redução da judicialização relacionada à execução fiscal, além de enfatizar a cooperação com as demais instituições que assinaram o documento que promove  maior transparência nas questões referentes à cobrança das dívidas ativas municipais. “A cartilha, originalmente lançada em 2014, possui sugestões para o aperfeiçoamento dos mecanismos utilizados pelas Prefeituras nesta área tão importante das finanças públicas. A iniciativa pretende também agilizar a tramitação administrativa de cobrança dos créditos municipais, evitando possíveis equívocos e aumentando a arrecadação nos municípios. Este procedimento também proporciona soluções mais rápidas e com menores custos para o Poder Público”, comentou o Desembargador.

O documento  reúne diretrizes práticas para otimizar a cobrança da dívida ativa nos municípios gaúchos, com o objetivo de aumentar a eficiência na recuperação de créditos tributários e não tributários. Além do Presidente Alberto, também assinaram o Acordo de Cooperação o  Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Saltz, o Vice- Presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Conselheiro do TCE, Cezar Miola, o Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Saltz, Procurador-Geral do Ministério Público de Contas,  Ângelo Borghetti,  a Procuradora-Geral Adjunta do Município de Porto Alegre, Cristiane da Costa Nery , e o Vice-presidente da FAMURS, Moisés Pedoni, que também é Prefeito de Mostardas.

Fonte: TJRS

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária