Judiciário e PM ampliam divulgação da campanha Sinal Vermelho em SC

Você está visualizando atualmente Judiciário e PM ampliam divulgação da campanha Sinal Vermelho em SC
Arte: AMB
Compartilhe

O isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19) intensificou o convívio doméstico e, com isso, houve aumentado os registros de violência nos lares catarinenses. Por tal, a desembargadora Salete Sommariva, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), comemorou nesta semana mais um apoio recebido na luta contra as agressões sofridas por mulheres.

O comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Dionei Tonet, pediu para reforçar junto à corporação a divulgação da campanha Sinal Vermelho. A iniciativa idealizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) consiste em estabelecer condições para que as mulheres possam denunciar agressões em farmácias e drogarias.

O procedimento funciona assim: a mulher vítima de violência faz um xis com batom vermelho (ou qualquer outro material) na palma da mão ou num pedaço de papel e mostra à pessoa no atendimento em farmácias e drogarias, para que ela acione a Polícia Militar. As farmácias participantes recebem uma cartilha e um tutorial em formato visual com explicações sobre os caminhos a serem seguidos, orientações detalhadas de como atender a vítima e como acionar a polícia, sempre de acordo com o protocolo preestabelecido.

Qualquer farmácia ou drogaria pode participar da campanha. Para isso, em Santa Catarina, deve entrar em contato pelo e-mail cevid@tjsc.jus.br ou pelo telefone (48) 3287-2636 para assinar o termo de adesão. Assim que assinado o termo, é feita a remessa do material de capacitação e treinamento.

Fonte: TJSC