Judiciário do RS promove Semana Interinstitucional do Meio Ambiente

Compartilhe

Em uma ação inédita no Rio Grande do Sul, instituições de Justiça, o Tribunal de Contas do Estado e o Ministério Público promovem até o próximo dia 11 de junho, a 1ª Semana Interinstitucional do Meio Ambiente – Ética e Solidariedade. A iniciativa foi proposta pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) aos demais tribunais, por meio do Programa de Educação e Proteção Ambiental e Responsabilidade Social (Ecojus) e da Coordenadora do Sistema de Gestão Ambiental, juíza Vera Lúcia Fritsch Feijó.

Durante a semana, vão ocorrer diversas palestras e painéis abordando sustentabilidade, ética, legislação ambiental, mudanças climáticas, ecodesign, entre outros. No dia 8, no Auditório do Ministério Público, a programação conta com palestra do promotor de Justiça de Estância Velha, Paulo Eduardo de Almeida Vieira, sobre o Caso UTRESA.

O painel Mudanças Climáticas – Entenda o que está acontecendo…, com a participação de pesquisadores da Embrapa e Fepagro, será realizado na quarta-feira (9/6), no Plenário do Tribunal Regional Eleitoral. Na sede do Tribunal Regional Federal, poderá ser visitada a exposição O Ciclo do H20, com fotos de Jean Schwarz e André Larrêa.

No dia 10/6, haverá a palestra Ecodesign, com a professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Lia Buarque de Macedo Guimarães. Ainda na quinta-feira, o auditório do Tribunal Regional do Trabalho sediará o encontro de representantes da empresas públicas e privadas que vão falar sobre O papel da empresas da redução do seu impacto ambiental.

O encerramento do evento será realizado no Plenário do Tribunal de Justiça, às 14h do dia 11/06. Na ocasião, será assinado termo de cooperação, no qual os organizadores se comprometerão a trabalhar em ações conjuntas objetivando a conscientização socioambiental de seu público interno e da comunidade.

 

Fonte: TJRS