Janeiro Branco: Núcleo atendeu 1,8 mil pessoas do Judiciário de TO em dois anos

Você está visualizando atualmente Janeiro Branco: Núcleo atendeu 1,8 mil pessoas do Judiciário de TO em dois anos
FOTO: TJTO
Compartilhe

Desde que foi implantado, em 10 de novembro de 2020, o Núcleo de Acolhimento e Acompanhamento Psicossocial (NAPsi) do Poder Judiciário tocantinense realizou 1.837 atendimentos, sendo 527 em 2021 e 1.310 em 2022. Do total de atendimentos realizados, a maioria foi de servidores e magistrados da Capital, de acordo com dados do Núcleo. Em 2021, 409 (78%) acolhimentos foram feitos a usuários de Palmas e 118 (22%) do interior do estado; em 2022 houve um aumento das demandas, sendo 812 (62%) usuários atendidos da Capital e 498 (38%) de outras comarcas tocantinenses.

Levantamento realizado pelo NAPsi identificou ainda que houve considerável predominância da procura por atendimento pelo público feminino (76%). Quanto à modalidade dos atendimentos, o Núcleo aponta 52% das consultas presenciais e 48% telepresenciais.

Transtornos ansiosos (ansiedade generalizada, transtorno de ajustamento, pânico, fobias, reação aguda ao estresse); Transtorno de Adaptação (reações depressivas e depressivo-ansiosas); problemas sociofamiliares (família, vida conjugal, vida afetiva, filhos, luto etc.); questões relacionadas ao trabalho (estresse no trabalho, sobrecarga, relacionamento interpessoal, assédio moral etc) e questões existenciais foram as principais motivações apontadas para a procura pelos atendimentos.

Atividades coletivas

Além dos atendimentos individuais, entre os anos de 2021 e 2022, o NAPsi realizou diversas atividades coletivas on-line, como palestras, rodas de conversa e lives, que proporcionaram o debate sobre saúde mental, a difusão de conhecimento e a ampla participação de servidores e magistrados de todas as regiões do estado. Desenvolvidas em parceria com a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), essas ações coletivas puderam ser transmitidas em tempo real, de modo interativo, totalizando mais de mil inscrições.

Entre os temas abordados estiveram: “Gerenciamento do Estresse” (janeiro/2021), “A importância de se falar em saúde mental” (janeiro/2021), “Setembro Amarelo: falar, agir e salvar vidas” (setembro/2021), “Medos e incertezas: a saúde mental no contexto de novas contaminações por COVID-19” (janeiro/2022), “Mente sã, corpo são” (fevereiro/2022), “A prevenção do assédio moral e o combate à discriminação no trabalho no âmbito do Poder Judiciário” (maio/2022) e “O assédio moral no trabalho e as implicações para a saúde mental” (maio/2022).

Nesse período, o NAPsi ainda participou, em parceria com outros setores do TJ/TO, de atividades coletivas presenciais em Palmas, a exemplo das Rodas de Conversa: “Educando com equilíbrio entre amor e limites”, “Saúde Integral do Homem”, “Cuidando de quem cuida”, com os profissionais do Centro de Saúde/ Cesau, JMed e Napsi. Em Araguaína, foram realizadas rodas de conversa sobre saúde mental, orientações, psicoeducação e divulgação do NAPsi.

Fonte: TJTO

Macrodesafio - Aprimoramento da gestão de pessoas