Terminou na última sexta-feira (29/6), a IV Semana de Conciliação de 2012 do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) com quase 70% de conciliações realizadas e com a visita de Eduardo Dias, representante da Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça. Dias foi recebido no TJDFT pelo 2º Vice-Presidente do tribunal, desembargador Lecir Manoel da Luz, e pelo coordenador do Nupemec, Marcelo Girade. Nos cinco dias intensivos de trabalhos foram negociados um montante superior a R$ 1,1 milhão e cerca de 700 pessoas atendidas.
O Ministério da Justiça teve interesse em conhecer de perto o trabalho realizado na Semana de Conciliação, por considerar o TJDFT referência para o Ministério e para os outros tribunais do ponto de vista técnico, gestão administrativa e planejamento quando se trata em conciliação. Após conhecer o trabalho de conciliação realizado pelo Tribunal, Dias afirmou que desde o primeiro momento se nota como o ambiente está adequado para resolver o conflito. “A grande preocupação aqui é a satisfação do usuário”, afirmou. Também parabenizou o TJDFT pela iniciativa e pelo eficiente trabalho desenvolvido.
A novidade desta edição foi o novo formato, chamado de Pauta Concentrada, que visa trabalhar de forma contínua, com uma quantidade reduzida de audiências e maior tempo de atendimento, prezando pela qualidade ao atender o jurisdicionado. Um fato marcou a edição desta Semana. Uma cliente que após resolver a sua situação chorou copiosamente, chamando a atenção de todos. Ela conseguiu um acordo com o Bradesco referente a uma dívida da ex-patroa que tinha comprado um carro em seu nome.
Terezinha Soares foi mais uma pessoa que utilizou a conciliação para solucionar seu problema com o Banco Bradesco. Disse que sentiu um alívio tremendo e muita alegria. “Estava com a vida enrolada. Achei muito importante esta oportunidade. Parabenizo o Tribunal”, declarou.
O evento foi promovido pelo TJDFT, por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Brasília – CEJUSC/BSB e do Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação – NUPEMEC. O objetivo é promover e estimular a resolução pacífica de conflitos, por meio do consenso entre as partes envolvidas.
Do TJDFT