A Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) através de seu Serviço de Qualidade de Vida no Trabalho e Atenção Psicossocial (SEQVT) reuniu no plenário do CNJ gestores, servidores, colaboradores e estagiários do órgão para a realização do evento “Diálogos em Gestão Estratégica de Pessoas no CNJ”, no qual foram apresentados os resultados da 2ª Pesquisa de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), dos estudos de Dimensionamento de Pessoal, e para falar sobre Teletrabalho e gestão da diversidade.
|Acesse aqui a íntegra do evento, pela gravação.
O evento foi aberto com a fala do Diretor-Geral do CNJ, Johaness Eck, que lembrou da importância da realização desse tipo de estudo para a manutenção de um ambiente profissional equilibrado. “[…]São mais do que simples documentos. A pesquisa de QVT, por exemplo, é um instrumento de diálogo institucional relevante entre as pessoas que aqui trabalham, pois avaliações e sentimentos pessoais estão presentes nas respostas dos conselheiros, magistrados, servidores, estagiários e colaboradores que dela participaram. Saber o que pensam essas pessoas e sentem os diferentes segmentos da comunidade do CNJ é um fundamento valioso para melhorar nosso ambiente de trabalho”, afirmou.
Em seguida, a apresentação foi comandada pela servidora chefe do SEQVT, Meg Gomes, que mostrou os resultados da 2ª Pesquisa de QVT. Foi possível elaborar uma percepção geral dos servidores, colaboradores, estagiários, conselheiros e magistrados do Conselho acerca de diversos aspectos do órgão que influenciam no bom ambiente de trabalho, como a satisfação com os colegas, as políticas de gestão, a valorização e o desenvolvimento profissional, a carga de trabalho, entre outros. Todos esses dados foram comparados com o primeiro levantamento, realizado em 2017, para verificar o que melhorou e o que ainda precisa ser melhorado.
Dentre os pontos de destaque, a pesquisa apontou o ótimo relacionamento socioprofissional entre os colaboradores, que manteve um alto nível de satisfação em comparação com o ano de 2017, uma melhora significativa das políticas de gestão e as boas possibilidades de desenvolvimento profissional no Conselho, como cursos e capacitações oferecidos pelo órgão.
Já entre os pontos que precisam ser melhorados, Meg destacou aspectos relacionados à carga de trabalho, à possibilidade de movimentação interna e ao número baixo de pessoas para o desenvolvimento das atividades e projetos do Conselho. Estes são assuntos relacionados ao dimensionamento de pessoal, uma questão que também foi apresentada no evento.
Mario Oliveira, servidor chefe da SEGED, foi o responsável por conduzir a análise do estudo de dimensionamento de pessoal. Nele, foi apontada a necessidade da mitigação da falta de servidores no Conselho através do mapeamento de competências, do trabalho com a gestão da qualidade de vida no aspecto da valorização do servidor, da melhoria dos processos de trabalho e seus fluxos, repensando a estrutura orgânica e criando funções e cargos em comissão para reter os colaboradores.
O relatório de resultados da 2ª Pesquisa de Qualidade de Vida no Trabalho e as mudanças desde o último levantamento, assim como o estudo de Dimensionamento de Pessoal podem ser acessados através dos links abaixo.
|2ª Pesquisa QVT
|Dimensionamento de Pessoal
SGP/SECIN