A gestão de desempenho é uma ferramenta extremamente importante na Gestão de Pessoas de uma organização e vai além de um simples julgamento. Ela passou a vigorar como centro do planejamento estratégico nas empresas privadas e públicas quando foi afirmado que aferir resultados era uma forma de prover competências.
É a partir do processo de avaliação, composto das fases de planejamento, execução e avaliação, que se passa a estimular o desenvolvimento de competências, a melhoria do desempenho, a motivação e o comprometimento dos servidores com a instituição, favorecendo, assim, o alcance dos resultados institucionais.
O foco do Programa está no processo de gestão que se baseia nas fases de planejamento, acompanhamento e avaliação. Tem como finalidades: planejar, acompanhar, orientar, aprimorar e avaliar o desempenho dos servidores nas atribuições de seus cargos, buscando ajudá-los a atingir níveis satisfatórios de produtividade, de qualidade, de expressão do potencial da realização de suas atividades, contribuindo, assim, para melhoria também do desempenho institucional.
A gestão de desempenho possui um sistema informatizado onde o processo de planejamento das atividades no início das etapas e de avaliação ao final de cada uma delas pode ser feito de forma prática, rápida, segura e sigilosa. Por meio do sistema ProGD é possível ainda extrair relatórios pelos quais se obtém um histórico do desempenho do servidor ao longo de sua carreira, proporcionando um acompanhamento mais criterioso do desempenho.