É bastante curioso que a Organização Mundial da Saúde (OMS) defina saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença”, porém a maioria de nós ainda se esforce para ter uma vida saudável baseada apenas em cuidados com a saúde física. O termo “saúde mental” está em alta e tem alcançado mais visibilidade nos últimos anos, mas ela ainda ela é, muitas vezes, deixada de lado na hora de planejarmos nossas rotinas.
Nesse contexto, a campanha “Janeiro Branco” busca conscientizar acerca de questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas e das instituições humanas, assim como desmistificar tabus envolvendo o tema. A campanha é brasileira e surgiu em 2014, como iniciativa de um grupo de psicólogos de Uberlândia (MG).
No Conselho Nacional de Justiça, saúde mental tem muita importância e o tema é frequentemente abordado em cursos e encontros virtuais. Além disso, desde antes da pandemia da Covid-19, na qual a temática teve sua relevância amplificada, há um serviço de atendimento psicossocial disponível a todo o público interno da instituição, prestado de forma individual, segura e sigilosa. Antônio Mário Lúcio de Oliveira, chefe da Seção de Seleção e Gestão de Desempenho (SEGED), conta que este canal foi criado “para que as pessoas tenham um primeiro lugar de acolhimento a fim de que possam falar de suas angústias, dificuldades e tristezas”.
O serviço pode ser procurado quando surgirem queixas pontuais ou emergenciais que estejam afetando a capacidade de realizar as tarefas do dia a dia. Mário, que também é psicólogo, destaca que com a pandemia, “percebemos o quão é importante estarmos atentos às mudanças de comportamento e de humor para que as intervenções sejam feitas rapidamente, bem como agir preventivamente de modo a evitar o início de muitas doenças”.
No início deste novo ano, o CNJ incentiva que todos priorizem a saúde mental e, caso necessário, contem com o atendimento da equipe de acolhimento. Entre em contato por telefone, e-mail ou pelo Teams: Antônio Mário (Psicólogo) mario.lucio@cnj.jus.br | 98119-0949; Meg Gomes (Psicóloga) meg.martins@cnj.jus.br | 98452-5215; Juli Alves (Assistente Social) juli.silva@cnj.jus.br | (21) 96942 – 2215.
SECIN