Interessados têm até sexta (13) para incluir processos na Semana da Conciliação em MS

Você está visualizando atualmente Interessados têm até sexta (13) para incluir processos na Semana da Conciliação em MS
Arte: CNJ
Compartilhe

Será realizada, de 30 de novembro a 4 de dezembro, a 15ª edição da Semana Nacional de Conciliação. A ação tem como objetivo de mobilizar operadores do Direito e a sociedade para disseminar a conscientização e a cultura conciliatória como mecanismo eficiente para efetiva prestação jurisdicional. Neste ano, em virtude da pandemia de Covid-19, as sessões de conciliação serão feitas por meio de videoconferência via Cisco Webex-CNJ.

No Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), a iniciativa é de responsabilidade do coordenador de Conciliação do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), desembargador Vladimir Abreu da Silva, e do juiz Cezar Luiz Miozzo. Os interessados em participar podem requerer junto ao cartório até o dia 13 de novembro para que se providenciem as intimações necessárias depois de designada a audiência pelo juiz.

A parte também poderá requerer a inclusão de seu processo na Semana da Conciliação por meio da página eletrônica do Tribunal de Justiça, no banner disponibilizado no Portal do TJMS. O pedido de inclusão do processo na pauta de conciliação poderá ser feito posteriormente a data de 13 de novembro, até o início da mobilização, desde que as partes e seus advogados se comprometam a comparecer à audiência, independentemente de intimação. As ações com audiências designadas para a Semana da Conciliação serão selecionadas pelos magistrados.

Nas causas patrocinadas pela Defensoria Pública e naquelas em que há intervenção do Ministério Público, as audiências deverão ser agendadas de modo a viabilizar a presença do Defensor Público e do representante do Ministério Público, tanto no primeiro como no segundo grau. Se a conciliação resultar num acordo entre as partes, este será homologado pelo juiz ou desembargador que presidir o feito.

Participarão da ação todas as comarcas e varas do estado que permitam a conciliação e, em segundo grau de jurisdição, os desembargadores que decidirem aderir ao movimento podem participar, mediante comunicação à comissão coordenadora. A 15ª Semana Nacional da Conciliação no TJMS é normatizado pelo Provimento nº 506, de 27 de outubro de 2020.

No ano passado, a mobilização ocorreu de 4 a 8 de novembro, sendo realizadas 2.858 audiências em Mato Grosso do Sul, que totalizaram R$ 6.644,660,59 em acordos homologados pela Justiça. A conciliação pode ser utilizada em quase todos os casos: pensão alimentícia, divórcio, desapropriação, inventário, partilha, guarda de menores, acidentes de trânsito, dívidas em bancos e financeiras e problemas de condomínio, entre vários outros.

Fonte: TJMS