O Presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), Desembargador Leo Lima, inaugurou na última sexta-feira (16/12) o primeiro prédio autossustentável ecologicamente do Poder Judiciário gaúcho. O imóvel sedia o Foro da Comarca de Iraí, possui 1.291 metros quadrados, num total de três pavimentos, e representa um investimento de R$ 3,4 milhões.
O Presidente do TJRS destacou a nova postura do Judiciário para um entrosamento cada vez maior com a comunidade. Segundo destacou, o magistrado deve se adaptar à Comarca onde atua e assimilar costumes e regras próprias. O presidente acrescentou também que o objetivo, sempre, deve ser o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional porque é isso que a população espera de servidores e magistrados.
A Juíza-Diretora do Foro, Denise Dias Freire, enfatizou as melhorias a partir da entrega do novo prédio. Disse que os servidores e a população passam a contar com melhores condições. Já o Prefeito Mário Antônio Coelho da Silva lembrou da parceria com o Poder Judiciário com evidentes benefício à toda comunidade.
Reaproveitamento – Segundo o diretor do Departamento de Engenharia, Arquitetura de Manutenção (DEAM) do TJ, Amílcar Ferreira, o novo prédio utiliza sistema para reaproveitamento das águas da chuva e dos lavatórios que são tratadas para emprego nas bacias sanitárias e para ajardinamento.
A cobertura vegetal do telhado, a partir da plantação de espécies gramíneas, proporciona maior conforto interno. Também há utilização da iluminação zenita que permite o uso de luz externa com redução do gasto de energia. O sistema de ar condicionado possui controles individuais e uso de gás refrigerante, mais ecológico e que permite maior consumo de energia, revelou o arquiteto Giovani Lino.
Do TJRS