Humberto Martins determina que corregedoria regional apure conduta de juiz em acidente

Você está visualizando atualmente Humberto Martins determina que corregedoria regional apure conduta de juiz em acidente
Compartilhe

O corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, determinou à Corregedoria Regional da 1ª Região que apure a conduta do juiz federal Helder Girão Barreto. Segundo notícia divulgada em sítio jornalístico, o magistrado teria se envolvido em acidente de trânsito e que a mãe da vítima, um motoboy de 21 anos, teria afirmado que o juiz estava bêbado, armado e fez ameaças.

Ainda, de acordo com a matéria, o magistrado confirma ter se envolvido no acidente e ter sacado sua arma para se proteger contra uma alegada agressão por parte do motociclista, afirmando ser mentirosa a alegação de que estaria embriagado.

Ao decidir instaurar o pedido de providências contra o juiz federal, o ministro Humberto Martins destacou que os fatos podem ter repercussão administrativo-disciplinar, caso efetivamente se comprove a prática de conduta incompatível com regime da magistratura, uma vez que a Loman dispõe, em seu artigo 35, ser dever do magistrado “manter conduta irrepreensível na vida pública e particular”.

A corregedoria regional tem 60 dias para apresentar o resultado da apuração à Corregedoria Nacional de Justiça.

Corregedoria Nacional de Justiça