Guarda e pensão alimentícia são temas de episódio do Juridiquês Não Tem Vez

Você está visualizando atualmente Guarda e pensão alimentícia são temas de episódio do Juridiquês Não Tem Vez
Arte: TJSP
Compartilhe

O mais novo episódio da série Juridiquês Não Tem Vez vai descomplicar dois temas importantes na área do Direito de Família: guarda de filhos e pagamento de pensão alimentícia. No podcast lançado na segunda-feira (4/7), a juíza Ana Rita de Figueiredo Nery, apresentadora do programa, conversa com a juíza Daniela Maria Cilento Morsello, magistrada com 25 anos de experiência na área. E no vídeo produzido para as redes sociais, a juíza explica o que é alienação parental.

Entre os assuntos abordados na entrevista, estão os critérios para fixação do valor da pensão, as situações que podem causar sua revisão, diferença entre guarda unilateral e compartilhada, se é possível pedir a pensão antes do nascimento da criança, entre outras dúvidas comuns. “Esses esclarecimentos são extremamente importantes para que a população conheça os seus direitos e saiba como esse tipo de processo caminha aqui dentro do Poder Judiciário”, afirmou Ana Rita Nery. “Que a população saiba que os juízes de varas de famílias são especializados e cuidam com muito carinho desses casos”, explicou Daniela Morsello.

Juridiquês Não Tem Vez

Para ser cada vez mais acessível e próximo da população, o TJSP produz vídeos e podcasts sobre temas jurídicos que geram dúvidas, com explicações de juízes e juízas em linguagem acessível e didática. Edições anteriores abordaram adoção, o crime de stalking, o Tribunal do Júri, a pornografia de vingança, a criação do juiz de garantias, execução criminal, a diferença entre corrupção ativa e passiva e entre racismo e injúria racial. Para sugerir um tema para as próximas edições do Juridiquês Não Tem Vez, mande um e-mail para redessociais@tjsp.jus.br.

Fonte: TJSP

Assista ao vídeo sobre alienação parental no YouTube

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais

Macrodesafio - Fortalecimento da relação interinstitucional do Judiciário com a sociedade