A Governança da Estratégia Nacional do Poder Judiciário é exercida pela Rede de Governança Colaborativa do Poder Judiciário, instituída pela Portaria n. 138, de 13 de agosto de 2013. Inicialmente sua função era para auxiliar o processo de construção da Estratégia Nacional do Poder judiciário 2015-2020, e, a partir da Resolução CNJ n. 198, de 1º julho de 2014, para coordenar o processo de formulação das metas nacionais.

Em 23 de abril de 2019, foi editada a Portaria CNJ n. 59, que regulamenta o funcionamento e estabelece procedimentos sobre a Rede de Governança Colaborativa.

A Rede de Governança Colaborativa do Poder Judiciário é composta por representantes dos órgãos do Poder Judiciário e tem o objetivo de propor diretrizes relacionadas com a Estratégia Nacional do Poder Judiciário, impulsionar sua implementação, monitorar e divulgar os resultados, bem como atuar em temas voltados à governança judiciária buscando a melhoria dos serviços jurisdicionais.

Conforme a Portaria CNJ n. 59 de 23 de abril de 2019, o Comitê Gestor Nacional é parte da Rede de Governança Colaborativa do Poder Judiciário.

Integrantes

I – o Secretário Especial de Programas, Pesquisas e Gestão Estratégica do CNJ, que o coordenará;
II – o Secretário Adjunto Especial de Programas, Pesquisas e Gestão Estratégica do CNJ;
III – o Diretor do Departamento de Gestão Estratégica do CNJ;
IV – um representante do Superior Tribunal de Justiça – STJ;
V – um representante do Conselho da Justiça Federal – CJF;
VI – um representante do Tribunal Superior do Trabalho – TST;
VII – um representante do Conselho Superior da Justiça do Trabalho – CSJT;
VIII – um representante do Tribunal Superior Eleitoral – TSE;
IX – um representante do Superior Tribunal Militar – STM; e
X – os representantes eleitos coordenadores dos Comitês Gestores dos Segmentos de Justiça.
Atualmente, os tribunais eleitos são: TJTO, TJBA, TJDFT, TJSP, TJRJ, TJRS, TRF5, TRT5, TRE-SP e TJMSP.

Competências

I – consolidar e divulgar padrões e diretrizes para a execução dos trabalhos voltados ao desenvolvimento da revisão, monitoramento e avaliação da Estratégia Nacional;
II – fomentar os trabalhos dos Comitês Gestores dos Segmentos, com vistas à revisão, execução, monitoramento e avaliação da Estratégia Nacional do Poder Judiciário;
III – consolidar a proposta final de revisão da Estratégia Nacional do Poder Judiciário, a ser apresentada à Comissão Permanente de Gestão Estratégica, Estatística e Orçamento do CNJ e aos presidentes dos tribunais para aprovação;
IV – promover reuniões, encontros e workshops para desenvolvimento dos trabalhos;
V – estabelecer diretrizes para comunicação da estratégia;
VI – monitorar e avaliar os resultados da Estratégia Nacional do Poder Judiciário;
VII – apresentar à Comissão Permanente de Gestão Estratégica, Estatística e Orçamento do CNJ os resultados das propostas de revisão e avaliação da Estratégia Nacional e as informações sobre os trabalhos dos Comitês Gestores dos Segmentos;
VIII – zelar pelo alinhamento estratégico de todos os segmentos de Justiça com a Estratégia Nacional do Poder Judiciário;
IX – sugerir medidas preventivas e corretivas para o alcance dos resultados da Estratégia Nacional do Poder Judiciário; e
X – zelar pela observância dos princípios participativos no processo de formulação da Estratégia Nacional, nos termos da Resolução CNJ nº 221, de 10 de maio de 2016.

A 1ª Reunião do Comitê Gestor Nacional, ocorrida em 30/05/2019, teve por objetivo apresentar o resultado parcial do Questionário de Diagnóstico da Estratégia Nacional do Poder Judiciário – 2015-2020; divulgar o cronograma da Revisão da Estratégia Nacional com os principais marcos e atividades do processo; e dialogar sobre o processo de formulação do próximo ciclo.

A 2ª Reunião do Comitê Gestor Nacional ocorreu no dia 25/06/2019 e teve como finalidade discutir a visão e os atributos de valor para o próximo ciclo, a partir das propostas dos tribunais e conselhos; apresentar os demais resultados do Questionário de Diagnóstico da Estratégia Nacional do Poder Judiciário – 2015-2020 (Execução e Monitoramento da Estratégia Nacional).

A 3ª Reunião do Comitê Gestor Nacional ocorreu no dia 14/08/2019 e teve como finalidade discutir os atuais Macrodesafios e receber propostas de novos Macrodesafios para o próximo ciclo estratégico.

A 4ª Reunião do Comitê Gestor Nacional ocorreu no dia 23/10/2019 e teve como finalidade discutir os Macrodesafios para o próximo ciclo, a partir dos resultados da Consulta Pública.

A 5ª Reunião do Comitê Gestor Nacional ocorreu no dia 07/05/2020 e teve como finalidade apresentar a consolidação das propostas dos conselhos e tribunais acerca das descrições e dos indicadores de desempenho dos Macrodesafios do Poder Judiciário 2021-2026.