Fux firma compromisso para dar agilidade ao júri sobre Marielle Franco

Você está visualizando atualmente Fux firma compromisso para dar agilidade ao júri sobre Marielle Franco
Vereadora Monica Benício (Rio de Janeiro/RJ) e ministro Luiz Fux participam de reunião do Observatório dos Direitos Humanos do Poder Judiciário, nessa terça-feira (23/3). Fotos: Romulo Serpa/CNJ
Compartilhe

“O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) cobrará a realização bastante célere do júri para que apure todos os fatores que influenciaram esse flagelo que ocorreu na política brasileira, que foi o assassinato brutal de Marielle Franco”, destacou nesta terça-feira (23/3) o presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, durante reunião do Observatório dos Direitos Humanos do Poder Judiciário.

O compromisso foi assumido por Fux após apresentação da viúva Monica Benício sobre a situação em que se encontra o caso da vereadora assassinada há três anos, Marielle Franco. Monica, que atualmente é vereadora pelo Rio de Janeiro (RJ), reafirmou a importância de que ocorram os julgamentos dos acusados pela execução do assassinato, Ronnie Lessa e Elcio Queiroz. Eles recorreram, mas o juiz responsável pelo processo no Rio de Janeiro manteve a decisão.

Ela destacou que a maior preocupação que o caso traz é que existe – ainda hoje – um grupo no país que utiliza da violência e do assassinato como uma estratégia política. “O mundo exige resposta e o Estado brasileiro tem o compromisso de apresenta-la”.

Agência CNJ de Notícias

Reveja a reunião do Observatório no canal do CNJ no YouTube

Acesse mais fotos da reunião no Flickr do CNJ
23/03/2021 3ª Reunião do Observatório dos Direitos Humanos do Poder Judiciário