Fórum Nacional de Saúde do Judiciário realiza seu IV Congresso no Ceará

Você está visualizando atualmente Fórum Nacional de Saúde do Judiciário realiza seu IV Congresso no Ceará

Fortaleza recebe, nos dias 6 e 7 de novembro, a 4ª edição do Congresso do Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde (Fonajus). Promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o evento abordará as recentes jurisprudências em saúde, o embasamento em evidências científicas, a regulação de serviços e as políticas públicas em saúde. O congresso também marcará a entrega do Prêmio Justiça & Saúde 2025.

Participarão da abertura, no dia 6 de novembro, a partir das 8h, o ministro do STF Dias Toffoli; o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Raul Araújo; o deputado federal Domingos Neto; a supervisora do Fonajus, conselheira Daiane Nogueira de Lira; entre outras autoridades.

No primeiro dia do Congresso, serão discutidas as terapias avançadas e a medicina baseada em evidências. Também serão apresentados os impactos, os avanços e os desafios a partir das súmulas vinculantes 60 e 61 do STF, que tratam das regras para a concessão judicial de medicamentos não incorporados ao SUS e que estabelecem requisitos e critérios para o fornecimento de fármacos.

Na parte da tarde, diversas oficinas temáticas vão explorar vias para o cumprimento das decisões judiciais no contexto do Tema 1234 definido pelo STF e as novas discussões sobre os Temas 500, 793 e 1161. Esses julgamentos de repercussão geral tratam, respectivamente, do dever do Estado de fornecer medicamentos não registrados pela Anvisa, desde que não sejam experimentais; da responsabilidade solidária dos entes federados em relação à prestação de serviços de saúde; e do dever do Estado de fornecer medicamentos que, embora não possuam registro na Agência, têm a sua importação autorizada pelo órgão.

Veja a programação completa do IV Congresso do Fonajus

Prêmio e inovação

No dia 7 de novembro, a programação começa às 8h30 com a entrega do Prêmio Justiça & Saúde. Na terceira edição, a premiação reconhece ações e projetos para soluções adequadas de conflitos na área da saúde, tanto pública quanto suplementar. Os vencedores foram anunciados pelo CNJ em outubro.

Em seguida, serão discutidos os desafios e o futuro da saúde suplementar, além da apresentação da plataforma nacional de medicamentos e o e-NatJus 4.0, uma evolução do Sistema Nacional de Notas Técnicas e Revisões Sistemáticas (e-NatJus), que reúne subsídios técnicos para a tomada de decisão de juízas e juízes que lidam com as ações de saúde. Depois, a ministra do STF Carmén Lúcia fará uma palestra sobre os atuais desafios jurídicos do direito à saúde no Brasil.

No encerramento, sob a condução do presidente do STF e do CNJ, ministro Edson Fachin, será lançado um Guia Prático para os Temas 6 e 1234, para orientar tribunais na análise de pedidos judiciais de medicamentos. Também serão apresentados os resultados de um levantamento realizado pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ/CNJ) em parceria com o programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), para verificar os motivos do aumento da judicialização na saúde suplementar e o uso das notas técnicas da plataforma e-NatJus.

A imprensa interessada em cobrir o evento deve mandar e-mail pro comunicacao@cnj.jus.br com o nome do jornalista, CPF, nome do veículo e função que exerce.

Texto: Lenir Camimura
Edição: Sarah Barros
Revisão: Caroline Zanetti
Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária