Fórum de Servidores aprova proposta para reenquadrar auxiliares judiciais

Você está visualizando atualmente Fórum de Servidores aprova proposta para reenquadrar auxiliares judiciais
Reunião do Fórum de Discussão Permanente de Gestão da Carreira dos Servidores do Poder Judiciário da União. Foto: G.Dettmar/CNJ
Compartilhe

O Fórum de Discussão Permanente de Gestão da Carreira dos Servidores do Poder Judiciário da União aprovou nessa quarta-feira (17/11) minuta de anteprojeto de lei que autoriza o reenquadramento dos auxiliares judiciais do Poder Judiciário da União. O Fórum é integrado por representantes dos servidores do Judiciário e coordenado pelo conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Luiz Fernando Bandeira.

O texto trata do reenquadramento de quase 200 auxiliares judiciais do quadro remanescente de pessoal do Poder Judiciário da União que atualmente estão enquadrados no nível básico e passariam para o nível médio. Entre os trabalhadores que poderão ser contemplados com a mudança estão telefonistas, motoristas e secretárias.

O anteprojeto de lei se baseia no enquadramento estabelecido pelo Artigo 3º da Lei 12.774/2012, que havia anteriormente contemplado ocupantes do cargo auxiliar operacional de serviços diversos que ingressaram no Judiciário até 1996, deixando de fora os auxiliares judiciais.

A minuta aprovada pelo Fórum será encaminhada à Secretaria-Geral do CNJ que fará uma avaliação sobre a análise da proposta pelo Plenário do Conselho ou o encaminhamento para Supremo Tribunal Federal e posterior envio ao Congresso Nacional para a apreciação parlamentar.

Luciana Otoni
Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Aprimoramento da gestão de pessoas