Fórum de Palmas (TO) recebe ação de incentivo a coleta seletiva

Você está visualizando atualmente Fórum de Palmas (TO) recebe ação de incentivo a coleta seletiva
Foto: Elias Oliveira/TJTO
Compartilhe

A sede do Fórum de Palmas (TO) recebeu, na terça-feira (29/3), a Blitz da Coleta Seletiva. A ação sensibiliza o corpo funcional do Tribunal de Justiça de Tocantins (TJTO), orientando sobre a separação e destinação adequada dos resíduos gerados no local.

“Nossa presença aqui é mais uma forma de aproximar vocês desse importante trabalho do Judiciário tocantinense, que vai além da questão da preservação do meio ambiente, mas que também tem um significado de cunho social. É uma forma de, por exemplo, colaborarmos com catadores e cooperativas, estimulando o trabalho, a renda dessas famílias”, afirmou a presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (PLS) do TJTO, desembargadora Ângela Prudente, acrescentando que o projeto faz parte de uma política estratégica de nível nacional.

O primeiro local visitado para fomentar a conscientização foi a Vara de Execuções Fiscais e Ações de Saúde, quando a equipe conversou sobre o projeto. Logo após, a desembargadora e equipe se reuniram com terceirizados da empresa Montana, que atua no Fórum com serviços de limpeza e manutenção, e na Secretaria Judicial Unificada das Varas Cíveis e nas salas dos Arquivos da comarca. Em todos os locais, a tônica foi de fazer com que as pessoas assumam a tomada de consciência e façam a sua parte para um ambiente de trabalho, uma cidade e um planeta bem protegidos e respeitados.

A última unidade visitada foi a 1ª Vara Criminal. O titular, juiz Cledson José Dias Nunes, ressaltou a importância da participação de todas a equipes para o alcance dos objetivos pretendidos no que se refere ao meio ambiente, à inclusão dos catadores de resíduos e também quanto ao Prêmio CNJ de Qualidade. Durante a blitz, foi destacada a importância da quantidade dos materiais coletados para o cumprimento do indicador Gestão de Resíduos, que têm significativa importância nos índices que levam ao Prêmio CNJ de Qualidade.

Campanhas

Todas as campanhas em vigor atualmente no TJTO foram apresentadas, tais como #MeuCopo #MeuAmbiente, coleta seletiva solidária de materiais recicláveis, medicamentos vencidos, pilhas e baterias, coleta de materiais escolares para reciclagem pelo programa Faber-Castell e a coleta de tampinhas e lacres para doação ao Hospital do Amor. A coleta seletiva está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), da qual o Judiciário brasileiro é signatário e concretiza benefícios que vão além do meio ambiente, uma vez que promove a inclusão socioeconômica dos catadores de resíduos.

Fonte: TJTO

Macrodesafio - Promoção da Sustentabilidade