Foro de Campo Grande (RJ) ganha centro de solução de conflitos

Você está visualizando atualmente Foro de Campo Grande (RJ) ganha centro de solução de conflitos
Compartilhe

A Justiça Federal da 2ª Região instalou o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania no Foro Regional do bairro de Campo Grande (RJ), em solenidade no dia 24 de outubro. A iniciativa atende à determinação do novo Código de Processo Civil, que exige audiência de conciliação e mediação processual.

Ao abrir a cerimônia, o desembargador federal Ferreira Neves, coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos da Justiça Federal da 2ª Região (NPSC2), ressaltou a importância da conciliação e mediação para a pacificação social. O magistrado lembrou que a Justiça resolve a questão judicial, não o conflito. Por meio da conciliação, enfatizou, pode-se estabelecer um consenso, uma forma que se aproxima mais da satisfação entre as partes.

Para o diretor do Foro, juiz federal Renato Pessanha, a parte tem o direito de ver seu pleito reconhecido de forma célere e que a conciliação é o melhor caminho para isso. Essa também é a opinião da juíza supervisora do Foro de Campo Grande, Natália Tupper dos Santos, para quem a Justiça ganha como um todo com o instituto da conciliação. A magistrada destacou o apoio e o empenho dos servidores lotados no foro.

O Foro Regional de Campo Grande (Cesgrande) tem competência territorial sobre os bairros de Barra de Guaratiba, Campo Grande, Cosmos, Guaratiba, Inhoaíba, Paciência, Pedra de Guaratiba, Santa Cruz, Santíssimo, Senador Camará, Senador Vasconcelos e Sepetiba. Também abrange os municípios de Itaguaí e Seropédica.

Fonte: TRF2