Exposição virtual celebra 130 anos de história do STF na República

Você está visualizando atualmente Exposição virtual celebra 130 anos de história do STF na República
Arte: STF
Compartilhe

O Supremo Tribunal Federal (STF) abre, nesta quinta-feira (15/7), a exposição virtual “Espaços, memórias e avanços tecnológicos”, como parte das comemorações dos 130 anos do STF na República. O acervo – que reúne mais de 100 peças entre reproduções fotográficas, documentos digitalizados e recursos multimídia – estará disponível na plataforma de ambientes virtuais 3D Artsteps.

A mostra delineia a trajetória, marcos e momentos relevantes do Supremo em quatro ambientes, dispostos em ordem cronológica. É possível realizar uma caminhada virtual, aproximar-se das obras e clicar para mais informações. E também pode optar pelo tour guiado, que conta com locução explicativa.

Acervo digital

Entre os itens mais simbólicos da exposição estão a ata de instalação do STF em 28 de fevereiro de 1891 e fotografias do Plenário na antiga sede, no Rio de Janeiro, de 1909 a 1960. Existem também processos manuscritos do século 19 e outros com peças datilografadas, novidade em 1930.

As pessoas terão acesso a registros da construção da nova sede em Brasília, assim como uma foto do escultor Alfredo Ceschiatti em visita à sua obra, a estátua “A Justiça”, localizada na frente do edifício-sede, na Praça dos Três Poderes. A exposição conta, ainda, com blocos para representar o avanço tecnológico na era da modernização institucional da Suprema Corte. Entre os itens está o telex, que, em 1972, prenunciou a era da tecnologia da informação.

A iniciativa é uma realização da Secretaria de Altos Estudos, Pesquisas e Gestão da Informação (SAE), responsável pelo Museu do STF. Para a seleção do acervo, o STF contou com a colaboração de instituições culturais de âmbito nacional, como a Fundação Casa de Rui Barbosa, o Museu das Comunicações e Humanidades e o Arquivo Público do Distrito Federal.

Fonte: STF