Na terça-feira (7/10), o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) promoveu, em parceria com o Departamento Estadual de Arquivo Público do Paraná (DEAP), a abertura da exposição “Entre Eleições, Urnas e Documentos: 80 Anos do TRE-PR no Acervo do DEAP”. Durante o encontro, a Justiça Eleitoral do Paraná e as Secretarias de Estado da Administração e da Previdência e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior assinaram o Acordo de Cooperação Técnica n. 24/2025, que tem como objetivo a classificação, a descrição, a conversão digital e a difusão dos documentos históricos do TRE-PR doados ao DEAP em 1983.
O evento contou com a presença do presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson; do vice-presidente, desembargador Luiz Osório Moraes Panza; da diretora-geral do TRE-PR, Solange Maria Vieira; do secretário de estado da Administração e da Previdência, Luizão Goulart; e do secretário de estado da Ciência e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona.
O presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, destacou que o acervo do Arquivo Público do Paraná relativo à Justiça Eleitoral deve ser democratizado com a sua digitalização. “O Arquivo Público é história, e, sem história, nenhuma instituição pode avançar”, afirmou o presidente.
O vice-presidente do TRE-PR, desembargador Luiz Osório Moraes Panza, afirmou que o Arquivo Público proporciona à sociedade paranaense observar a evolução cultural e social do Brasil. “Nós estamos diante de um momento histórico, pois só é possível compreender o nosso presente e o nosso futuro, se conhecermos as origens do nosso passado”, ressaltou o desembargador.
O secretário de estado da Administração e da Previdência, Luizão Goulart, destacou o papel do Arquivo Público de preservar a história do Paraná. “Fico muito feliz de prestigiar este evento, que resgata momentos importantes do processo eleitoral e das eleições e autoridades que foram eleitas no nosso estado”, disse Goulart.
A chefe do Departamento de Arquivo Público do Paraná, Fabiane Bergmann, celebrou a parceria na exposição. “É uma grande honra realizar essa inauguração, que prestigia os 80 anos da reinstalação do TRE-PR”. Fabiane revelou que parte do acervo em exibição só foi redescoberto após uma mudança de sede. “Os documentos da Justiça Eleitoral foram trazidos para cá e o pessoal encontrou o material”, revelou.
De acordo com o servidor da Seção de Gestão Documental, Memória Institucional e Biblioteca (SEGDMB) Daniel Galuch Junior, um acordo de cooperação técnica assinado em 2020 entre o TRE-PR e a Unicentro possibilitou a organização do acervo em exposição no Arquivo Público. “Desde que esse acervo foi redescoberto em 2020, houve muita procura por parte de estudantes, partidos políticos e instituições, como a Universidade de São Paulo (USP), que encontrou relatórios de estimativas do eleitorado feminino”, explicou o servidor.
Após o fim da cerimônia, servidores do Arquivo Público do Estado do Paraná guiaram o grupo composto por representantes da Justiça Eleitoral do Paraná em uma visita ao acervo. A exposição “Entre Eleições, Urnas e Documentos: 80 Anos do TRE-PR no Acervo do DEAP” ficará disponível para visitação até o dia 30 de outubro (quinta-feira), das 8 às 17h.
