Execução trabalhista que se arrastava há 24 anos é concluída com acordo

Você está visualizando atualmente Execução trabalhista que se arrastava há 24 anos é concluída com acordo
Foto: Luiz Silveira/CNJ
Compartilhe

Um ex-funcionário de empresa que atuava no ramo de indústria e comércio no atacado e varejo de artefatos de couro, em Belo Horizonte, celebrou, com os sócios do ex-empregador, acordo firmado no Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT3). A conciliação solucionou um processo trabalhista, já em fase de execução, que se arrastava desde 1998 – ano em que o homem foi dispensado em virtude do encerramento das atividades da empresa, na qual trabalhava desde 1992 exercendo a função de balanceiro.

Na visão da juíza Hadma Christina Murta Campos, que atuou como supervisora da audiência em que foi homologado o acordo, “a conciliação é uma excelente alternativa para resolução dos processos trabalhistas, inclusive naquelas execuções que perduram por longos anos. O mais importante é a abertura das partes ao diálogo e o exercício da empatia”.

Semana Nacional

Promovida anualmente pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), a 6ª edição da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista será realizada de 23 a 27 de maio em todo o país. Com o slogan ”Conciliar para Recomeçar”, a ação busca destacar o retorno gradual à normalidade como uma possibilidade de recomeçar sem conflitos judiciais.

A solução consensual é uma das principais políticas da Justiça do Trabalho e é incentivada desde o início da tramitação dos processos. Durante a Semana Nacional, há um esforço conjunto para auxiliar as partes na solução de seus conflitos e, com isso, ampliar o número de audiências de conciliação para alcançar o maior número possível de acordos.

Fonte: TRT3

Macrodesafio - Prevenção de litígios e adoção de soluções consensuais para os conflitos