Eventos sobre adoção movimentam mês de maio no Judiciário de Mato Grosso

Você está visualizando atualmente Eventos sobre adoção movimentam mês de maio no Judiciário de Mato Grosso
Foto: TJMT
Compartilhe

No mês em que se celebra o Dia Nacional da Adoção (25 de maio), a Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), em parceria com a Associação Matogrossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara), montou um calendário de atividades que envolve seminários, webinários e até carreata. O objetivo principal é a conscientização pública sobre o tema.

“O amor ao próximo é algo sublime e cabe à Corregedoria-Geral da Justiça de cada Tribunal brasileiro cuidar da proteção às crianças e adolescentes desamparados. Esta é uma enorme responsabilidade que recebemos de corações abertos e toda nossa atenção é voltada na busca pelos melhores resultados. Este mês é especial para a Justiça, pois cuidamos do futuro de nossa sociedade, por isso, conclamamos para que participem das atividades e contribuam para que consigamos os melhores resultados”, afirmou o corregedor-geral e desembargador do TJMT, José Zuquim Nogueira.

Desde o início do mês, as equipes das Varas da Infância e Adolescência de Mato Grosso estão aprimorando os processos de adoção. Os processos sobre adoção estão senso avaliados e buscadas as movimentações e decisões, promovendo assim o andamento processual.

A programação de eventos inicia nesta quarta-feira (12/5), com o Seminário Virtual da Adoção. O juiz de Sidrolândia (MS), Fernando Moreira Freitas da Silva, vai falar sobre a Adoção em Tempos de Pandemia. Já a promotora da Infância e Juventude de Cuiabá (MT), Valnice Silva dos Santos, o juiz da Infância e Juventude de Várzea Grande (MT) Carlos José Rondon Luz e a defensora pública Claudinéia Santos de Queiroz debatem a Entrega Legal em Adoção.

No dia 20, às 9h, na TV Assembleia, haverá uma Roda de Conversa com o tema: Caminhos da Adoção. Na tarde do dia 23 de maio, às 16h, com concentração da Praça das Bandeiras, será a vez da Carreata da Adoção, aberta ao público – mais informações pelo telefone (65) 999-220-778. Na segunda-feira (24/5), às 9h, haverá Sessão Solene na Câmara Municipal de Cuiabá em homenagem aos personagens da Adoção. A sessão será aberta e transmitida pelo site da Câmara de Cuiabá.

No Dia Nacional da Adoção (25/5), às 14h, haverá o webinário Adoção e Acolhimento Familiar, com transmissão pelas redes sociais do TJMT. No dia seguinte (26/5), às 18h, a Associação Brasileira dos Advogados (ABA) promove live com o tema “Os aspectos jurídicos da Adoção”, pelo instagram da ABA.

Nos dias 27 e 28, entre 8h30 e 12h, a Comissão da Infância e Juventude da OAB realiza o webinário “Criança e Adolescente”. E a programação termina no dia 31, com Audiência Pública realizada pelo TJMT sobre Busca Ativa e  Estratégias para inserção Familiar de Crianças e Adolescentes Acolhidos.

Fonte: TJMT