Estudantes de Direito de Campo Grande (MS) participam do Conheça o Judiciário

Você está visualizando atualmente Estudantes de Direito de Campo Grande (MS) participam do Conheça o Judiciário
Foto: TJMS
Compartilhe

Na quinta-feira (17/9), 35 acadêmicos do curso de Direito da Universidade Anhanguera de Campo Grande (MS) participaram do programa “Conheça o Judiciário”, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS). O programa continua sendo executado, mesmo com o plantão extraordinário resultante da pandemia do novo coronavírus e, por isso, a palestra e o acompanhamento da sessão de julgamento foram totalmente on-line.

O encontro virtual foi realizado em dois momentos. O primeiro, às 14h, para acompanhamento de uma sessão de julgamento da 1ª Câmara Criminal, também realizada por videoconferência. A desembargadora Elizabete Anache, presidente do órgão julgador, saudou os estudantes do 9º e do 10º semestres,  destacando a importância da presença deles como forma de ampliar seus conhecimentos e de exercer atividades atinentes ao curso universitário. Estavam também presentes na sessão o desembargador Emerson Cafure e o juiz substituto em 2º grau Lúcio Raimundo da Silveira, que saudaram os discentes, os advogados e procuradores com processos pautados.

No segundo momento, o diretor da Secretaria de Comunicação do TJMS, Carlos Kuntzel, realizou a palestra, por videoconferência, que traça um panorama de como funcionam as atividades do Poder Judiciário, em quais locais atua, quem são seus membros, além de destacar os projetos inovadores da mais alta Corte de Justiça do estado.

Os alunos foram acompanhados pela professora Isa Maria Formaggio Marques Guerin, da disciplina Estágio Supervisionado, que destacou a vanguarda do Tribunal de Justiça em dar transparência e publicidade a seus trabalhos, com servidores e magistrados que não pararam durante a pandemia. Segundo a docente, os avanços tecnológicos do TJMS se destacam como exemplo de serviço público de qualidade.

Ainda como parte do “Conheça”, os acadêmicos puderam fazer perguntas e não deixaram de fazê-las: tudo com o intuito de aproximar a sociedade e os futuros operadores do Direito ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, aberto a todos.

Saiba mais

O programa “Conheça o Judiciário” foi implantado em 2011 como uma forma de esclarecimento sobre funções, atividades e órgãos do Poder Judiciário. A Secretaria de Comunicação realiza os agendamentos e responde pelo roteiro das visitas.

Fora do período de pandemia, a visitação compreende o acesso a pontos de prédios da Justiça, além de uma palestra que destaca a importância deste Poder para a administração pública e para a pacificação social. Os interessados em agendar uma visita virtual, podem fazê-lo pelo e-mail rp@tjms.jus.br ou pelo site www.tjms.jus.br/conheca/agendamento.php.

Fonte: TJMS