As Equipes Técnicas Multidisciplinares desempenham papel essencial no funcionamento do Poder Judiciário brasileiro, especialmente nas áreas de infância e juventude, família, violência contra a mulher, execução penal, medidas socioeducativas, entre outras que envolvem situações de vulnerabilidade e demandas complexas.
 
Compostas, em geral, por profissionais das áreas de Psicologia, Serviço Social e Pedagogia, essas equipes atuam diretamente na área fim da Justiça, prestando serviços especializados que subsidiam a atuação de magistrados(as) por meio da produção de estudos técnicos, pareceres psicossociais, escuta especializada, acompanhamento de pessoas e articulação com a rede intersetorial de proteção.
 
Além da dimensão técnico-científica, sua atuação é profundamente atravessada por aspectos éticos, subjetivos e humanos, sendo indispensável para que as decisões judiciais considerem as especificidades de cada caso com justiça, empatia e responsabilidade social.
 
A valorização, o fortalecimento institucional e a formação continuada das equipes técnicas têm sido pauta prioritária do Conselho Nacional de Justiça.