Espaço Saúde do Judiciário de Tocantins amplia serviços e atendimentos

Você está visualizando atualmente Espaço Saúde do Judiciário de Tocantins amplia serviços e atendimentos
Foto: TJTO
Compartilhe

O Espaço Saúde do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), com a pandemia do novo coronavírus, aumentou os serviços prestados às equipes do Judiciário para a promoção do bem-estar coletivo e de ações voltadas à qualidade de vida, com orientações e estímulos a práticas e atividades de promoção e prevenção à saúde. Em 2020, o Centro de Saúde realizou 14.142 atendimentos e, até agosto deste ano, foram outros 14.236.

A equipe multidisciplinar é composta por médicos, médicas, fisioterapeutas, enfermeiros, enfermeiras, assistente social e dentista. Na pandemia, além dos serviços que já oferecia, o Centro de Saúde passou também a disponibilizar, em parceria com o Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen-TO), testes para diagnóstico para Covid-19, o PCR. Com a parceria, ficou mais fácil e rápido diagnosticar e tratar, pois o resultado fica pronto no dia seguinte à coleta, o que auxilia no tratamento e monitoramento da pessoa e posterior retorno ao trabalho.

Confira a íntegra da Carta de Serviços do Espaço Saúde

Além disso, a unidade do TJTO continuou a seguir com atendimentos em outras áreas, mesmo durante o distanciamento social, conta a enfermeira Regiane Peixoto. Ela explica ainda que o Centro de Saúde é responsável por promover campanha de vacinação contra a Influenza, além de fomentar os projetos de qualidade de vida, como Pilates, Ginástica Laboral e Mindfulness. Todos esses projetos são desenvolvidos para a prevenção de diversas doenças como: diabetes mellitus, hipertensão arterial e transtornos de cunho mental e emocional.

Serviços

Entre as especialidades na área de fisioterapia, estão Fisioterapia Traumato-ortopédica e a Microfisioterapia. A primeira trata disfunções osteomioarticulares e tendíneas resultantes de traumas e suas consequências imediatas e tardias, lesões por esforços repetitivos, patologias ortopédicas como tendinite, distensões musculares, bursites e rupturas de ligamento, entre outras. Ela é essencial para a diminuição de sintomas, a prevenção de cirurgias e a promoção da qualidade de vida do paciente.

Já a Microfioterapia é uma técnica de fisioterapia manual que consiste em identificar a causa primária de uma doença ou sintomas e ajuda estimular a autocura do organismo, para que o corpo reconheça o invasor e inicie o processo de cura, eliminando-o através de reprogramação celular e tecidual. O Espaço Saúde ainda tem atendimentos terapêuticos nas áreas de Reabilitação Vestibular, Auriculoterapia, Acupuntura, Craniopuntura, Dry Needling, Fisioterapia Ocular e Reflexologia Podal.

Por conta da pandemia e tendo em vista o cuidado permanente com a saúde das equipes do Poder Judiciário tocantinense, a unidade passou a disponibilizar, de forma on-line, um Serviço de Assistência Fisioterapêutica Pneumofuncional. O serviço é voltado a pacientes em tratamento pós-Covid-19 e que necessitam de assistência devido às sequelas que podem ser provocadas pela doença, como dispneia (falta de ar), cansaço físico e fadiga, além de aliviar a ansiedade, reduzir as complicações, prevenir e reduzir as incapacidades e melhorar a qualidade de vida.

O serviço é realizado de segunda a sexta-feira, no período matutino e vespertino, para melhor adaptação de servidores, servidoras, magistrados, magistradas e dependentes que necessitam. O acesso às sessões é possibilitado de acordo com a necessidade de cada paciente e demanda espontânea.

Qualidade de Vida

Iniciado no TJTO em 2018, o Mat Pilates faz parte dos programas desenvolvidos pelo Espaço Saúde na busca pela melhoria na qualidade de vida dos servidores e magistrados, já que o excesso de trabalho, a postura inadequada e repetições constantes do mesmo movimento acarretam patologias como as Lesões de Esforço Repetitivo (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).

O projeto foi idealizado pelo setor de fisioterapia e, durante as aulas, as pessoas recebem orientações para adoção de postura correta, participam efetivamente da prática de diversos tipos de exercícios a fim de contribuir para o ganho da qualidade muscular, esquelética e sistêmica, bem como melhorar o desempenho no trabalho, colaborando para uma melhor qualidade de vida.

Com os casos da Covid-19, foi necessário realizar mudanças na modalidade de assistência do método pilates presencial para on-line. Em agosto de 2020, foi iniciado um protocolo de exercícios para fortalecimento e alongamento da musculatura postural e estabilizadora do corpo, por meio do aplicativo Skype.

Ginástica Laboral

Também desde 2018, o Espaço Saúde desenvolve e incentiva a prática de ginástica laboral, que consiste na pausa de 15 minutos diários para exercícios de alongamento, objetivando minimizar os impactos negativos do trabalho contínuo e repetitivo. A prática da ginástica laboral promove benefícios como: diminuir a tensão muscular, melhorar a circulação, melhorar a postura, aliviar o estresse, aumentar a produtividade, prevenir doenças e aumentar a qualidade de vida das pessoas.

A partir de agosto deste ano, as aulas passaram a ser realizadas em todas as comarcas duas vezes na semana, na busca pela promoção de condições de prevenção da postura estática e cumprindo com os requisitos da NR-17, com vistas à ergonomia e as pausas, otimizadas com a ginástica laboral e orientações para eliminação dos vícios posturais. As atividades são executadas como pausas curtas no trabalho e a assistência é executada por uma empresa especializada, no modo on-line.

Ergonomia e Reajuste Postural

A ergonomia busca compreender o trabalho de modo a adaptar seus elementos e dinâmica às características e variabilidade dos indivíduos e do processo produtivo, buscando, fundamentalmente, bem-estar, segurança, produtividade e qualidade. O desenvolvimento de ações de ergonomia dentro do trabalho deve ser proporcionado de forma a atingir as demandas do trabalho visando à adaptação às necessidades do trabalhador.

Diante dessa demanda, em 2018, foi realizado o 1ª Censo Ergonômico do Poder Judiciário, que detectou as posteriores intervenções com visitas aos achados da pesquisa, como elaboração de processo para aquisição de aparatos ergonômicos (apoio para os pés, suporte para monitor, mouse pad e suporte de silicone para teclado), em 2019.

Todo esse material possibilita o melhor ajustamento postural, cuidado visual e prevenção de acometimentos musculoesqueléticos e para proporcionar garantias de uma postura de trabalho fisiologicamente mais correta de acordo com os padrões científicos de ajuste postural. Entrega dos aparatos ergonômicos e reajuste postural foram finalizados em dezembro do ano passado. Devido ao aumento da demanda, está realizada nova contratação para complemento dos itens ergonômicos em 2021.

Na pandemia, o setor de fisioterapia ampliou sua assistência pelo Telemonitoramento “Home Office”, com orientações posturais voltadas aos cuidados ergonômicos individuais. O serviço tem enfoque na reorganização do ambiente individual de trabalho em casa.

Saúde mental

O Espaço Saúde identificou que a segunda maior causa de afastamentos do trabalho no ano de 2020 no Judiciário tocantinense foram os transtornos fóbicos e ansiosos, precedido apenas pelos afastamentos decorrentes da Covid-19. Por conta disto, visando o cuidado integral da saúde das equipes, foi iniciado em abril o “Programa Viver Bem x Ansiedade Zero”. Nele, a equipe de fisioterapia oferta a assistência com técnicas de Reflexologia podal, Acupuntura na Inteligência Emocional, Microfisioterapia e Mindfulness (meditação guiada).

E ainda são desenvolvidos projetos, como: Seja Gentil com sua Mente, programa com base na prática de meditação por meio do mindfulness, que trabalha o treino da atenção plena com exercícios que ensinam a pessoa a serem mais confiantes, compassivos e gratos; Cartilha da Coluna, elaborada com a finalidade de iniciar uma ação preventiva de orientações de correção postural e de exercícios simples para alongar e relaxar os músculos e fortalecer os que envolvem a coluna, de modo a aliviar as dores e melhorar a qualidade devida; elaboração do e-book com orientações ergonômicas para home office; elaboração do e-book com exercícios de pilates em home office.

Datas

A unidade de Saúde também promove ações relacionadas ao Outubro Rosa, Novembro Azul e Dia Mundial do Diabetes. Todos os anos, é também promovida a Semana da Saúde de Servidores e Magistrados, além de projetos consolidados como o Projeto de Atenção à Saúde e o PPA, que visam trazer reflexões e orientações sobre aspectos psicológicos, sociais, financeiros, legais e de saúde. E a equipe de Enfermagem realiza ainda Aplicação de injetáveis; Controle de pressão arterial; Glicemia e curativos simples.

Fonte: TJTO