Equipe analisa 225 processos penais para verificar sentenciados com direito ao indulto

Compartilhe

Um mutirão carcerário local foi realizado na comarca de Nanuque, no nordeste de Minas, no final de fevereiro. Uma equipe com juízes, promotores, defensores públicos e assessor revisou todos os 225 processos de execução penal em andamento. O objetivo era verificar quais sentenciados preenchiam os requisitos legais para receber o indulto – medida coletiva de extinção da punibilidade, concedida pelo poder público, segundo o que está estabelecido no Decreto nº 7.420/2010. Vinte e sete sentenciados foram beneficiados com o indulto e tiveram suas penas extintas. Outros 11 tiveram a comutação da pena, que é quando a sanção é reduzida ou substituída por outra mais branda. Dez condenados tiveram o reconhecimento da prescrição da pretensão executória, que é quando se excede o prazo previsto entre o trânsito em julgado da decisão e o efetivo início do cumprimento da pena. Nesses casos, prescreve o direito do Estado de obrigar o condenado a cumprir o que está previsto em sua sentença.

Após a revisão processual, a equipe constatou que 114 sentenciados não tinham direito aos benefícios do indulto. Esses condenados, contudo, tiveram a situação processual revisada e atualizada. “Organizamos o mutirão para assegurar o direito do sentenciado. Muitos deles não têm advogado e, por isso, dependem, fundamentalmente, do Ministério Público e da Defensoria Pública para que seus processos sejam fiscalizados e acompanhados”, explicou o juiz diretor do Foro da comarca de Nanuque, Marco Antônio Silva.

Segundo ele, a equipe do mutirão trabalhou no sábado para não atrapalhar o expediente. Participaram dos trabalhos, além de Marco Antônio Silva, a juíza Patrícia Bitencourt Moreira, os promotores de Justiça Marcelo Schirmer Albuquerque e Francisco Ângelo Silva Assis, os defensores públicos Alessandra Corradi Albuquerque, Giza Magalhães Gauderetto e Wesley Souza Santos e o assessor Monã Morais Domingos.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional do TJMG (unidade Goiás)