Encontro na região Norte propõe criação de Núcleo de Cooperação Regional

Você está visualizando atualmente Encontro na região Norte propõe criação de Núcleo de Cooperação Regional
Foto: TJAP
Compartilhe

Foi realizado, nos dias 7 e 8 de abril, o I Encontro de Juízes de Cooperação da Região Norte. Promovido pelo Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), o evento compartilhou boas práticas e experiências entre os magistrados e magistradas.

Segundo o juiz auxiliar da presidência do TJRR, Bruno Costa, “será encaminhada aos tribunais e aos juízes de cooperação uma minuta para formalização, formatação e criação inédita de um Núcleo de Cooperação Regionalizado entre Tribunais de Justiça para cooperação, tanto judicial quanto administrativa”. O presidente do TJRR, desembargador Cristóvão Suter, destacou que o Núcleo será um resultado importante para a cooperação entre os tribunais. “É o primeiro encontro da categoria da região Norte e tenho certeza que outros encontros serão realizados fomentando uma colaboração entre os tribunais e o fortalecimento da Justiça.”

Durante o evento, foram realizadas palestras com a juíza Elayne Cantuária, do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), e com o ex-conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e juiz do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), Mário Guerreiro, além de análises de estudos de casos, debates e proposições. Guerreiro ressaltou a iniciativa e incentivou que outros estados sigam o exemplo para difundir práticas de cooperação. “O Tribunal de Justiça de Roraima está congregando toda a região Norte para sentar e conversar sobre temas de interesse comum dos estados da região amazônica.”

A juíza do Amazonas, Bárbara Marinho Nogueira, também destacou a importância do encontro. “É louvável a promoção de um evento que envolve a cooperação e os juízes da região Norte. Como foi mencionado pelo presidente do Poder Judiciário de Roraima, a jurisdição da região Norte é peculiar. Então, sempre que possível, promover eventos como esse para compartilhar essas experiências de cooperação é positivo.”

Fonte: TJRR

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária