Encontro debate gestão da inovação no Poder Judiciário

Você está visualizando atualmente Encontro debate gestão da inovação no Poder Judiciário
Arte: Banco de Imagens/CNJ
Compartilhe

A Política de Gestão da Inovação do Poder Judiciário estará em debate na 2ª Reunião do Conselho Consultivo de Inovação, que acontece no dia 17 de maio, às 14h, com a presença do presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux. Criado pela Resolução CNJ n. 395/2021, o Conselho reúne magistrados, acadêmicos, professores, empresários e representantes da sociedade civil para promoção de um diálogo intersetorial voltado para traçar uma visão prospectiva da Justiça brasileira.

A iniciativa busca estabelecer um debate qualificado que estimule a criação de sugestões, oportunidades e novas metodologias que contribuam para o maior desenvolvimento da política de inovação do Poder Judiciário. No encontro serão debatidas as iniciativas apresentadas no portfólio Gestão da Inovação e sugestões relacionadas às soluções de tecnologia empregadas pelo CNJ.

A Secretaria Especial de Programas, Pesquisas e Gestão Estratégica do CNJ fará uma exposição sobre a “Gestão da Inovação no Conselho Nacional de Justiça – Projetos e iniciativas – Material de Apoio ao Conselho Consultivo Nacional da Inovação do Poder Judiciário”, com os principais projetos e iniciativas em desenvolvimento. Entre eles, a Base Nacional de Dados do Poder Judiciário (DataJud), o Programa Justiça 4.0, ações voltadas para o meio ambiente, como o Sirene-Jud e as plataformas nacionais de gestão da informação do Judiciário, como Codex e Sinapses.

Os diversos sistemas implantados pelo Judiciário também serão mostrados aos integrantes do Conselho Consultivo. Dentre eles, o Sistema Nacional de Investigação Patrimonial e Recuperação de Ativos (Sniper), Novo Sistema Nacional de Bens Apreendidos (SNBA), Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (BNMP), Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU), Sistema de Busca de Ativos do Poder Judiciário (SisbaJud) – que substituirá o BacenJud, Sistema nacional de RPVs e precatórios, Sistema de Precedentes e Jurisprudência Unificada, Módulo previdenciário, Mandamus e Painel de Projetos com Inteligência Artificial.

Integrantes

Participam do Conselho Consultivo de Inovação do Poder Judiciário: o doutor em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), Dado Schneider; o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Elias Jacob Menezes Neto; o professor da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (FD/UnB), Fabiano Hartmann Peixoto; o diretor executivo do Google Brasil, Fábio José Silva Coelho; o presidente do Conselho de Administração da TOTVS S.A, Laércio Cosentino; a juíza federal no Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), Luciana Ortiz Tavares Costa Zanoni; o diretor do ITS Rio, Ronaldo Lemos; e o professor e secretário de Altos Estudos e Pesquisas do STF, Alexandre Reis Siqueira Freire.

Jeferson Melo
Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária