Em dois anos, Justiça Itinerante beneficia mais de 14 mil pessoas em Alagoas

Você está visualizando atualmente Em dois anos, Justiça Itinerante beneficia mais de 14 mil pessoas em Alagoas
Foto: Caio Loureiro/TJAL
Compartilhe

A Justiça Itinerante bateu recorde no número de etapas e pessoas atendidas no biênio 2019/2020. Foram 66 ações, entre mutirões e casamentos coletivos, beneficiando ao todo 14.712 pessoas em Alagoas, como destaca o coordenador do programa, juiz André Gêda. “Dentro do biênio, o projeto atendeu sua missão de levar cidadania, com mais de 60 etapas realizadas a título de casamento coletivo, mutirões de processos já judicializados, inclusive mutirões de Tribunal do Júri, e ainda os mutirões de Justiça nos bairros e municípios.”

Quase 2.500 casais oficializaram a união em cerimônias coletivas. Nos mutirões, foram realizadas 2.540 audiências e proferidas 1.786 sentenças. Houve ainda a emissão de cerca de 1.000 documentos, como registro civil, título de eleitor, CPF, entre outros.

“Quando você chega com o Judiciário propiciando essa prestação jurisdicional mais célere, você leva cidadania para a população”, afirmou André Gêda, ressaltando a importância da participação de outras instituições para o sucesso do programa. “Agradecemos a todos os envolvidos direta ou indiretamente nas etapas realizadas, como servidores do TJAL, magistrados, membros do Ministério Público e da Defensoria Pública de Alagoas, secretarias estaduais e municipais, além do apoio incondicional da Presidência do Tribunal de Justiça. É uma conjugação de esforços com o objetivo de atender a população.”

Por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os eventos promovidos pela Justiça Itinerante foram suspensos em março deste ano. O programa auxiliou na realização da Semana Nacional da Conciliação, ocorrida de 30 de novembro a 4 de dezembro. Além de Maceió, em 2020 ocorreram etapas da Itinerante em Penedo, Rio Largo, São Luís do Quitunde e Coqueiro Seco. A expectativa é retomar as atividades e eventos assim que possível.

Confira o Relatório de Gestão 2019/2020

Fonte: TJAL