Na primeira capacitação do ano, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) realizou a palestra “Introdução à Linguagem Simples” na tarde desta terça-feira, 4/2. O evento aconteceu on-line pela plataforma Google Meet e contou com abertura da ouvidora regional eleitoral, juíza Silvana Maria Parfieniuk, e palestra de sensibilização do servidor Maurílio Luiz Hoffmann da Silva.
“O objetivo da linguagem simples é evitar termos excessivamente formais, utilizando versões resumidas a fim de aprimorar a comunicação com a sociedade”, disse a ouvidora, juíza Silvana Parfieniuk, ao abrir a reunião. “Esse evento propõe uma mudança de visão, pois tudo aquilo que falamos e escrevemos é direcionado às cidadãs e aos cidadãos”, finalizou a magistrada.
Participaram da reunião 122 pessoas, entre servidoras e servidores de todos os cartórios eleitorais do estado, assim como colaboradoras, colaboradores, estagiárias e estagiários. Ao dar início à palestra, o servidor da Assessoria de Pesquisa, Estratégia e Gestão da Qualidade (Aspeq), Maurílio Hoffmann, falou sobre o termo “linguagem simples” e explicou que se trata de uma linguagem direta e clara. “Não vejam o simples como detrator da linguagem, mas sim como um tipo de linguagem”, afirmou o servidor.
O que é linguagem simples?
Linguagem simples é uma técnica de escrita clara e concisa. O servidor Maurílio Hoffmann explicou que não é uma linguagem informal, com escrita errada, simplória ou texto pobre. Ela demanda tempo, pois é pensada no público, de forma a simplificar textos mais complexos, tornando a linguagem mais direta.
A linguagem simples promove uma comunicação efetiva, confiança, transparência, controle pela sociedade, inclusão social e o fortalecimento da democracia.
Agenda
A palestra desta terça-feira foi destinada a todas as pessoas que trabalham na Justiça Eleitoral do Tocantins. Na quarta-feira, 5/2, a capacitação será destinada especificamente à equipe da Ouvidoria Regional Eleitoral (ORE-TO).