Eleições na pandemia: Aldeias do Vale do Javari (AM) não terão campanha presencial

Você está visualizando atualmente Eleições na pandemia: Aldeias do Vale do Javari (AM) não terão campanha presencial
Foto: TRE-AM
Compartilhe

A Terra Indígena do Vale do Javari fica localizada no extremo oeste do Amazonas, na fronteira com o Peru. Ali vivem aproximadamente 5,5 mil indígenas das etnias Marubo, Matís, Mayuruna, Kanamari e Kulina.

Seis aldeias desta região possuem locais de votação, instaladas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) nos pleitos, por meio do cartório eleitoral de Atalaia do Norte, sempre em conjunto com a Fundação Nacional do Índio (Funai), os servidores dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), além dos próprios indígenas, que atuam como mesários nas eleições, além do apoio das Forças Armadas na logística de pessoas e equipamentos.

Tal esforço tem feito com que a Câmara Municipal de Atalaia do Norte (AM) hoje conte com um bom número de parlamentares indígenas, fruto do desejo dessas comunidades de se tornarem não meros partícipes, mas protagonistas da vida política do município.

Com a pandemia, as comunidades estão em isolamento, o que fez com que a Covid-19 não chegasse nessas aldeias. E, para manter essa situação de segurança sanitária, a juíza eleitoral da cidade definiu que as campanhas eleitorais não poderão ser feitas de forma presencial nessas aldeias com seções instaladas, apenas via rádio.

Contudo, não tem uma emissora de rádio instalada no município de Atalaia do Norte, que fica a 1.136 km da capital amazonense. Para resolver esse impasse, a juíza eleitoral Andrea Jane Silva de Medeiros manteve contato com os DSEI, que possuem rádios que usualmente levam entretenimento e educação em saúde para as aldeias, e com os três candidatos a prefeito do município, que terão suas propostas transmitidas por essas rádios comunitárias.

As apresentações dos candidatos terão, durante o período de propaganda, duas apresentações de no máximo 5 minutos para as aldeias, com direito a tradutor para as línguas nativas. Com esta inovação, o juízo eleitoral de Atalaia do Norte garante que, mesmo em tempos de pandemia, a prática da democracia possa chegar a esses cidadãos.

Fonte: TRE-AM