e-Revista CNJ: abertas as inscrições para trabalhos inéditos na área da Justiça

Você está visualizando atualmente e-Revista CNJ: abertas as inscrições para trabalhos inéditos na área da Justiça
Foto: Arquivo
Compartilhe

Membros da comunidade acadêmica e de pesquisa já podem encaminhar seus trabalhos para seleção da próxima edição da Revista Eletrônica do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A publicação da 6ª edição da Revista ocorrerá em junho e os profissionais têm até dia 21 de março para encaminhar seus artigos.

Faça seu cadastro da Revista e envie seu artigo

Veiculada semestralmente, a Revista Eletrônica CNJ foi criada para disseminar trabalhos acadêmicos que tenham por objeto o Poder Judiciário e a prestação dos serviços de Justiça no Brasil. Os artigos para a próxima edição devem abordar um dos seguintes eixos temáticos: Direitos humanos e do meio ambiente; Garantia da segurança jurídica; Combate à corrupção e ao crime organizado; Incentivo ao acesso à Justiça digital; e a Uniformização e melhor capacitação dos(as) magistrados(as) e servidores(as).

A coordenação da publicação fica a cargo da Secretaria Especial de Programas, Pesquisas e Gestão Estratégica do CNJ e a organização dos artigos é de responsabilidade do Departamento de Pesquisas Judiciárias. Todos os textos enviados são apreciados tecnicamente por pareceristas anônimos, com doutorado na área e indicados pelo Conselho Editorial da e-Revista do CNJ.

Os trabalhos encaminhados para publicação deverão ser inéditos e sua publicação não pode estar pendente em outros veículos impressos ou eletrônicos. Após a divulgação na Revista CNJ, os trabalhos podem ser publicados em outros espaços, desde que citada a fonte original. A publicação não rende qualquer remuneração.

Forma e conteúdo

Após a verificação do atendimento das normas de publicação, incluindo a adequação às diretrizes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e da verificação de adequação à linha editorial da Revista CNJ, os elementos que permitem identificação de autoria são suprimidos os elementos e o artigo é remetido à análise de parecerista indicado pelo coordenador do Conselho Editorial, para avaliação qualitativa de sua forma e conteúdo. Caso o parecer seja negativo, o trabalho será enviado para um segundo parecerista, seguindo o sistema do double blind peer review.

A coordenação da Revista CNJ ficará à disposição dos autores por meio do correio eletrônico revistacnj@cnj.jus.br sempre que pretenderem obter informações sobre o andamento do processo de análise editorial dos trabalhos encaminhados. Os artigos que não forem avaliados a tempo para publicação na próxima edição da Revista Eletrônica do CNJ podem permanecer no banco de artigos da Revista para, se for do interesse dos autores e caso sejam aprovados, serem publicados na 7ª edição (jul./dez. 2022).

Edições anteriores

O primeiro volume da revista, lançado em 2015, reuniu análises sobre os principais temas relacionados à atuação do CNJ. O segundo volume, lançado em 2017/2018, reuniu conteúdos produzidos por profissionais do CNJ sobre diversos temas, como a Interoperabilidade e a Violência Institucional no Sistema Prisional; os desafios do Sistema de Julgamento Concentrado de Demandas Repetitivas e as Condenações e Absolvições do Tribunal do Júri.

A terceira edição da Revista CNJ abordou a temática da Eficiência, Transparência e Responsabilidade no Poder Judiciário. Em 2020, foi lançada a Edição comemorativa dos 15 anos de instalação do Conselho Nacional de Justiça. E, em 2021, os dois volumes trataram dos cinco eixos de gestão do Conselho.

Acesse as edições edições anteriores da e-Revista CNJ

Regina Bandeira
Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária

Macrodesafio - Fortalecimento da relação interinstitucional do Judiciário com a sociedade