DPJ busca dados sobre ações federais julgadas pela Justiça estadual

  • Categoria do post:Notícias CNJ
Você está visualizando atualmente DPJ busca dados sobre ações federais julgadas pela Justiça estadual
Compartilhe

Os 27 Tribunais de Justiça brasileiros estão sendo consultados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para responder à pesquisa sobre matéria federal delegada à Justiça Estadual. A pesquisa terminará em 20 de julho. Esse é o prazo final para que todos os tribunais encaminhem as respostas ao CNJ, que disponibilizou uma planilha modelo e o endereço eletrônico estatística@cnj.jus.br para receber a contribuição dos juízos.

O objetivo da pesquisa é ter números, inéditos, sobre a quantidade de processos federais que estão sob cuidados do judiciário regional, o que vai permitir o aprimoramento da gestão dos TJs. Os dados também servirão ao CNJ como um instrumento auxiliar para elaboração de diretrizes para a política judiciária nacional.

A competência delegada é prevista no artigo 109 da Constituição Federal. O artigo estabelece que serão julgadas, na Justiça estadual, as causas em que forem parte uma instituição de previdência social e segurados originadas nas comarcas que não sediam vara federal. Nesses locais, os juízes do Estado têm competência para processar e julgar processos fiscais da União e autarquias contra devedores ali domiciliados.

A expectativa do Departamento de Pesquisa Judiciária (DPJ) do CNJ, responsável pela pesquisa, é que a coleta dos dados esteja concluída até 20 de julho, para que, até meados de agosto, o relatório final sobre o tema esteja concluído e permita o anúncio do resultado.

Embora o levantamento trate quase que exclusivamente de matéria fiscal e previdenciária, o processo envolve um minucioso levantamento do núcleo de estatística do DPJ. Nos casos de estados que não possuem sistema de informação interligado, o trabalho requer, inclusive, utilização de meios manuais, como telefone e e-mails.

Em muitos casos, os tribunais estaduais reclamam mais orçamento e pessoal para dar conta dos processos, que o próprio CNJ reconhece representarem um percentual significativo, ainda não preciso, do total de processos federais. O resultado, segundo o DPJ, vai permitir ao Judiciário mensurar com precisão as necessidades orçamentárias e de pessoal, tornando mais efetivo o trabalho das instâncias estaduais.

Márcio Moraes
Agência CNJ de Notícias