Doação de Tribunal goiano permite realização de oitiva de presos por videoconferência

Você está visualizando atualmente Doação de Tribunal goiano permite realização de oitiva de presos por videoconferência
Foto: Wagner Soares/TJGO
Compartilhe

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Walter Carlos Lemes, e o governador Ronaldo Caiado assinaram na terça-feira (7/7) o Termo de Doação de bens móveis à Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) e armas para o Polícia Militar goiana. A iniciativa do Poder Judiciário colabora com o Executivo na modernização do sistema penitenciário e da Polícia Militar.

Para a DGAP, foram doadas 836 unidades entre itens de mobiliário, eletroeletrônicos (aparelhos de ar-condicionado, mesas de som, microfones e aparelhos telefônicos) e informática (PCs, notebooks, webcams, nobreaks, scanners, impressoras, monitores de vídeo policromáticos etc.). A DGAP vai executar um planejamento de distribuição para priorizar a complementação de mobiliário, eletroeletrônicos e itens de informática de acordo com as necessidades das 104 unidades prisionais administradas pelo órgão.

Já a Polícia Militar recebeu 48 armas de fogo, que foram apreendidas como objeto de crimes diversos. Todo o armamento doado, segundo a PMGO, servirá nas ações diárias da corporação de prevenção e repressão da criminalidade.

O desembargador-presidente falou que, em sua administração, ele tem priorizado dar a devida destinação aos bens apreendidos que não servem para o tribunal, permitindo que estes sejam doados para os demais Poderes e entidades filantrópicas, e consequentemente revertidos em benefício de toda a sociedade. “Além de se evitar o custo com a locação de espaço para armazenamento desses bens, ainda conseguimos evitar a sua depreciação, uma vez que se encontram parados. Trabalhando em parceria com os demais poderes, podemos reverter todos esses valiosos bens em em benefício da população goiana.”

O governador enalteceu o presidente do TJGO pelo seu espírito público. Segundo ele, o desembargador Walter Carlos tem contribuído muito com o estado. “O senhor tem inovado à frente da Justiça. Tudo o que chega aqui e fica nos galpões, é pensado uma forma em dar um fim para atender as pessoas e melhorar a vida dos goianos”, frisou. “Muito obrigado ao Tribunal de Justiça de Goiás. Gostaria que o senhor levasse a todos que trabalham no Poder Judiciário minha gratidão e reconhecimento por tanto nos ajudar nesse momento. Isso reforça a importância da parceria forte entre os poderes.”

O secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda Além, destacou que as doações serão para reforço nas áreas fins das duas forças beneficiadas. Ele falou também da importância da doação das armas, mas ressaltou que os equipamentos de informáticas doados vão possibilitar ao estado a economia de R$ 5 milhões em um ano. “Principalmente por facilitar as audiências dos presos com os juízes pelo sistema de videoconferência. Teremos economia de transporte e segurança, pois não precisaremos mais levar o preso até o fórum. Assim, as audiências poderão ser feitas com mais agilidade e sem o deslocamento da população carcerária.”

A primeira-dama Gracinha Caiado também agradeceu ao presidente pela parceria entre o Poder Judiciário e a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). “O TJGO nos doou veículos que atualmente utilizamos para as nossas atividades, e também fez a doação de milhares de roupas que foram destinadas às pessoas mais carentes de nosso estado. Sinto-me muito grata ao ver que essas pessoas estão recebendo a atenção das autoridades do Estado, no sentido de buscarmos a redução das desigualdades sociais.”

No evento, estiveram presentes, o diretor-geral do TJGO, Rodrigo Leandro da Silva; a juíza da 1ª Vara Execução Penal (VEP) de Goiânia, Telma Aparecida Alves; o procurador-geral da Justiça de Goiás, Aylton Flávio Vechi; o assessor militar do TJGO, tenente coronel Joneval Gomes de Carvalho Júnior; o diretor de Administração Penitenciária de Goiás, Agnaldo Augusto Cruz; o comandante-geral da PM, Coronel Renato Brum dos Santos.

Fonte: TJGO