Diversidade racial: Judiciário abre curso para capacitar profissionais de comunicação

Você está visualizando atualmente Diversidade racial: Judiciário abre curso para capacitar profissionais de comunicação
Compartilhe

A comunicação pode ser um importante aliado na luta contra o racismo. Baseado nessa premissa, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) abre as inscrições para o curso “Comunicação Social, Judiciário e Diversidade Étnico-Racial”, voltado para equipes do Judiciário e ao público em geral.

Formatada em quatro unidades – O percurso histórico da questão racial no Brasil; Conceitos fundamentais sobre a questão racial; A questão racial na Lei e na jurisprudência; e A comunicação e a linguagem racial –, a capacitação faz parte dos cursos gratuitos e abertos oferecidos pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário do CNJ.

O objetivo é capacitar profissionais de comunicação – em especial, os da Justiça -, para atuarem como agentes da propagação da igualdade e diversidade étnico-racial. A ideia é trazer conceitos, histórico e a legislação sobre a questão étnica para fundamentar a eliminação do uso de expressões e imagens que traduzam a falsa ideia da superioridade baseada em diferenças raciais nas publicações produzidas no poder público.

Dessa forma, pretende-se apresentar a construção histórica das relações raciais no Brasil, desde o período colonial até os dias de hoje, com a identificação dos eventos marcantes na formação das relações raciais em nosso país. As pessoas participantes também vão conhecer os principais conceitos necessários à compreensão das temáticas raciais, como a diferença entre raça e etnia; preconceito racial e discriminação; além da contextualização sobre os diferentes tipos de racismo – individual, institucional, estrutural, recreativo e reverso.

Inscreva-se no curso

Quanto à questão legal, será explicada de que forma as questões raciais vêm sendo tratadas na legislação e na jurisprudência, apresentando as principais leis que versam sobre a temática racial e identificando de que forma os tribunais têm enfrentado questões atinentes à temática. Por fim, o curso vai abordar a importância da comunicação na luta antirracista, tratando da comunicação inclusiva; exemplificando termos e palavras que devem ser evitados por sua natureza racista e o papel das áreas de Comunicação do Poder Judiciário no trabalho pela igualdade racial.

As inscrições já podem ser feitas na página do curso e as aulas autoinstrucionais já estão disponíveis. Para se inscrever, a pessoa precisará fazer login ou criar um acesso, se ainda não tiver. O curso tem 20 horas/aula e, a quem concluir as atividades das quatro unidades, será concedido o certificado de conclusão.

Lenir Camimura
Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Aprimoramento da gestão de pessoas

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais