Direitos humanos: norma prevê diretrizes para assegurar direitos dos povos indígenas no Judiciário

Você está visualizando atualmente Direitos humanos: norma prevê diretrizes para assegurar direitos dos povos indígenas no Judiciário
Compartilhe

Integrante do Grupo de Trabalho criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para analisar as dificuldades do acesso à justiça do povo indígena no Brasil, a antropóloga Manuela Carneiro da Cunha apresentou uma minuta de Resolução com diretrizes e procedimentos para assegurar os direitos dessas pessoas perante o Poder Judiciário. A especialista expôs o texto durante a 5ª Reunião do Observatório Nacional de Direitos Humanos do Poder Judiciário, realizada na última terça-feira (21/9).

Leia também:

Contendo cinco sessões e 26 artigos, o projeto elaborado é regido por sete princípios: Noção de autoidentificação dos povos indígenas; o diálogo interétnico e cultural; o respeito a territorialidade indígena; tratamento processual igualitário e a Justiça cognitiva; reconhecimento da organização social e das formas próprias de cada povo para resolução de conflitos; vedação da aplicação do regime tutelar e o respeito pela autodeterminação dos povos indígenas, especialmente daqueles que estão em isolamento voluntário.

A norma também pretende orientar a interpretação das normas processuais conforme os valores estabelecidos na Constituição e em tratados Internacionais e nacionais de direitos humanos. Segundo Manuela, apesar de previsto na Constituição Federal, o acesso das pessoas indígenas à Justiça ainda carece de efetividade. A antropóloga lembrou ainda que outra sugestão nascida do grupo de trabalho para promoção de cursos temáticos a magistrados e magistradas já está em curso.

Em 3 de setembro, foi lançada a Rede de Altos Estudos em Direitos Indígenas, parceria do CNJ e da Escola Nacional da Magistratura (Enfam). O presidente do CNJ, ministro Luiz Fux, ressaltou a importância dessa ação, que permitirá compor em um repositório de informação on-line, com materiais didáticos e documentos técnicos. “É uma temática especial que, evidentemente, não podemos exigir que todos conheçam a fundo. Esses cursos de capacitação e webinários cumprirão esse papel de levar o conhecimento e aprofundamento desses temas ao Poder Judiciário, contribuindo para a capacitação de magistrados e de todos que trabalham com esse tema tão relevante.”

Liberdade de expressão

O presidente do CNJ ainda lembrou que, em breve, haverá mais uma edição do Encontro Virtual sobre Liberdade de Expressão, promovido pelo CNJ. Duas edições do evento já foram realizadas: a primeira em junho (“A liberdade de expressão artística e os limites do Poder do Estado”) e a segunda (“Liberdade de expressão dos povos indígenas”) em agosto.

Os próximos temas deverão abordar “A liberdade de expressão artística e a laicidade do Estado”; “A liberdade de expressão artística e o discurso de ódio”; ‘A liberdade de expressão artística e o que pensam os artistas” e “A liberdade de expressão artística e a lei”.

Frei Davi, da Educafro, ainda citou decisão unânime do Supremo Tribunal Federal determinando que o Ministério da Educação (MEC) reabrisse as inscrições do Enem para os jovens de baixa renda (isentos de taxa de inscrição). A ação teve como objetivo estimular parcela dos alunos a não abandonar os estudos. Pesquisas sobre o impacto das consequências da pandemia da Covid-19 já apontam aumento da evasão escolar principalmente entre jovens de baixa renda.

Regina Bandeira
Agência CNJ de Notícias

Reveja a reunião do Observatório dos Direitos Humanos no canal do CNJ no YouTube

Veja mais fotos no Flickr do CNJ
21/09/2021 5ª Reunião do Observatório dos Direitos Humanos do Poder Judiciário