Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é tema de programação no RN

Você está visualizando atualmente Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é tema de programação no RN
Durante a ação, foram distribuídos cartões informativos e laços alusivos ao Setembro Amarelo. Foto: TJRN
Em alusão ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, celebrado nesta quinta-feira (10), o Núcleo de Orientação e Acompanhamento aos Usuários e Dependentes Químicos do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (Noad/TJRN) realiza uma ação de conscientização com servidores, magistrados e servidores que atuam no prédio-sede do TJRN, no Fórum Fazendário, no Fórum Distrital Varella Barca, no Fórum Seabra Fagundes e no Anexo da Ribeira.
Na sede do TJRN, a coordenadora administrativa do Noad, Lucineide Nascimento, e a servidora Mary Saraiva levaram informações sobre a importância dos cuidados com a saúde mental. Durante a ação, foram distribuídos cartões informativos e laços alusivos ao Setembro Amarelo. Durante a ação, foram distribuídos cartões informativos e laços alusivos ao Setembro Amarelo. “Nós atuamos na área da dependência química e na área da saúde mental. Não poderíamos deixar de fazer alguma coisa em prol dessa temática. A saúde mental é tão importante quanto a saúde do corpo, a saúde física”, destaca a coordenadora.
Acolhimento e orientação
A ação também busca mostrar aos integrantes do Judiciário potiguar que existem espaços de escuta e orientação para quem estiver enfrentando dificuldades. O Noad está no TJRN para acolher pessoas que necessitem de apoio, ainda que não seja responsável pelo tratamento clínico. “Nós vamos acolher essas pessoas, vamos ouvir e dar os encaminhamentos que forem necessários para o apoio que ela está precisando”, afirma a coordenadora do Núcleo. Lucineide ressalta que ações de conscientização podem ter um papel importante para aproximar pessoas que estejam enfrentando situações de sofrimento dos serviços e profissionais que podem ajudá-las.
Mais sobre o Noad
O Núcleo de Orientação e Acompanhamento aos Usuários e Dependentes Químicos do RN (Noad) é um órgão do Poder Judiciário vinculado à Presidência do TJRN que tem como missão assessorar a Justiça no enfrentamento da dependência química, atuando nas áreas da prevenção, recuperação e reinserção social, buscando a promoção do resgate do bem-estar e da dignidade do nosso beneficiário.
O Noad desponta no cenário nacional como pioneiro de um novo modelo, para o enfrentamento da problemática das drogas em nosso país. Atuando desde 1999, o Núcleo é a efetiva participação do Poder Judiciário na área da drogadição.
Fonte: TJRN
Macrodesafio - Aprimoramento da gestão de pessoas